Concurso Nilópolis-RJ: após análise, edital de licitação é anulado

A Prefeitura de Nilópolis, no Rio de Janeiro, terá que definir novo edital para o concurso.

Após análise feita pela Procuradoria Geral de Nilópolis, foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira, dia 13, o aviso de anulação da licitação da escolha da empresa organizadora do concurso para a Prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Segundo o documento,  a anulação do procedimento licitatório se deu em virtude da constatação de existência de vícios no instrumento convocatório

 ♦ Veja o documento publicado na íntegra ♦

A Prefeitura de Nilópolis realiza concurso para diversos cargos em 2020
(Foto: Pixbay)

Entenda: edital de licitação passou por análise na PGM

Conforme explicou o pregoeiro responsável, no edital consta uma especificação de que a futura organizadora do concurso Nilópolis-RJ deve ter gráfica própria. No entanto, de acordo com a lei, a participação em um processo licitatório não deve gerar custos para a empresa participante.

Dessa forma, as empresas interessadas nessa seleção não tem obrigação legal de adquirir gráfica própria, caso não tenha, só para participar da licitação, sem a certeza de que saíram vencedoras. A expectativa é que ainda essa semana a PGM informe se o edital de licitação será impugnado ou não.

Com a impugnação, uma nova data para a abertura da licitação será publicado. Considerando que a prefeitura deverá realizar os devidos ajustes no edital.

O pregoeiro responsável pelo processo licitatório que definirá a organizadora do concurso Nilópolis-RJ preferiu não informar quais são as empresas que estão concorrendo. Segundo ele, a ata de licitação será publicada no Portal da Transparência da prefeitura, após a determinação da PGM.

Concurso Nilópolis-RJ terá mais de 500 vagas

O concurso Nilópolis-RJ ofertará 527 vagas, de acordo com o que consta no termo de referência da seleção. As oportunidades serão para cargos de todos os níveis de escolaridade, em diferentes áreas.

Um dos destaques do concurso é para a carreira de professor, com oferta de 313 vagas, distribuídas por diversas especialidades. As oportunidades de professor I (ensino fundamental e infantil) terão como requisito o nível médio, com formação no Magistério.

Já as vagas para áreas específicas poderão ser concorridas por quem tem licenciatura na área. Outra carreira que se destaca na seleção é a de médico, também com chances para diferentes áreas. Serão, ao todo, 43 oportunidades.

Confira a distribuição completa das vagas que serão oferecidas no concurso Nilópolis-RJ:

Nível fundamental N° de vagas
Agente Comunitário de Saúde 2
Auxiliar de Saúde Bucal 3
Auxiliar de Serviços Gerais 12
Cuidador de Idosos 17
Inspetor de Alunos 19
Merendeira 21
Monitor de Alunos 1
Motorista 7
Vigia 6
Nível médio e/ou técnico N° de vagas
Fiscal de Tributos 2
Intérprete de Libras 2
Oficineiro 5
Professor I Ensino Fundamental 189
Professor I Ensino Infantil 67
Técnico de Enfermagem PSF 2
Técnico de Enfermagem SAMU 1
Nível superior N° de vagas
Bibliotecário 1
Biólogo 1
Enfermeiro 6
Enfermeiro PSF 19
Farmacêutico 3
Fisioterapeuta 7
Fisioterapeuta PSF 1
Médico – Angiologista 2
Médico – Cancerologista 1
Médico – Cardiologista 1
Médico - Clínico Geral 6
Médico Endocrinologista 2
Médico Gastroenterologista 1
Médico Generalista 10
Médico Geriatra 1
Médico Ginecologista 1
Médico Infectologista Hospitalar 1
Médico Neurologista 1
Médico Neurologista Pediatra 1
Médico Proctologista 1
Médico Psiquiatra 3
Médico PSF 11
Nutricionista 5
Odontólogo 11
Procurador Municipal 2
Professor II Ciências 5
Professor II Educação Artística 3
Professor II Educação Física 15
Professor II Geografia 6
Professor II História 6
Professor II Língua Portuguesa 14
Professor II Matemática 8
Psicólogo 7
Terapeuta Ocupacional 3
Veterinário 2
Total 527

Termo de Referência do concurso também apresenta etapa de seleção

De acordo com o termo de referência do concurso, todos os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva. Os conteúdos exigidos na avaliação ainda não foram confirmados.

No entanto, o documento já adiantou que serão cobradas 40 questões, divididas por itens de Conhecimentos Básicos e Específicos. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório. 

Ainda poderão ser realizadas outras etapas de seleção, dependendo do cargo. Entre as avaliações, haverá provas de aptidão médica, aptidão física e avaliação de títulos. 

Uma boa maneira de antecipar os estudos é usar como base o edital do concurso anterior, realizado em 2016.

Na época, a prova objetiva foi composta por questões de Português, Sistema Único de Saúde (apenas para cargos da área da Saúde), Lei Orgânica do Município de Nilópolis, Conhecimentos Específicos, Fundamentos da Educação (apenas para professor) e Raciocínio Lógico (apenas para tradutor e intérprete de libras). 

Também foi realizada uma avaliação de títulos, para os inscritos nas vagas de professor. Já os concorrentes ao cargo de tradutor e intérprete de Libras fizeram provas práticas. A organizadora da seleção foi a FunRio.

Concursos 2020 RJ: confira os editais previstos em todo o estado

Câmara de Japeri-RJ anuncia novo concurso para diversos cargos

Concurso Nilópolis-RJ 2016 ofereceu vagas para Saúde e Educação

Em 2016, a oferta era de 291 vagas, para as áreas da Saúde e Educação. Desse total, 97 eram imediatas e 194 para formação de cadastro de reservas. Havia chances para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Para o nível médio foram contempladas vagas para professor I e tradutor e intérprete de Libras. Além das oportunidades para técnico de enfermagem.

No nível superior, as vagas eram para as funções de assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, médico (Cardiologista, Clínico Geral, Neurologista e Psiquiatra).

Também foram oferecidas oportunidades para professores de: Ciências, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

O concurso teve validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação. O prazo era prorrogável por igual período.

Comentários