Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Ministério do Trabalho: déficit eleva trabalho escravo

Concurso Ministério do Trabalho: déficit eleva trabalho escravo

Com falta de orçamento e déficit de 1.300 auditores-fiscais, Ministério do Trabalho tem índices, como o de trabalho escravo, distorcidos.

Sem realizar concurso desde 2013, o Ministério do Trabalho segue pressionando o Ministério do Planejamento por um aval para a seleção. Como consequência do déficit de auditores-fiscais do trabalho, no mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, índices como o do trabalho escravo estão distorcidos por conta da falta de fiscalização em todo o Brasil.

Em 2007, por exemplo, foram aproximadamente 6 mil trabalhadores resgatados pelo Ministério do Trabalho em situação análoga à de escravo. Quase dez anos depois, de janeiro de 2016 a março de 2017, foram contabilizados apenas 885 resgates em todo o país.

Os baixos números poderiam ser consequência do trabalho de fiscalização do Ministério do Trabalho, se não fosse o déficit de auditores-fiscais. Com a carência de profissionais, os números acabam distorcidos, já que os 2.300 servidores ativos não conseguem fiscalizar todas as regiões do país. 

Com déficit de quase 1.300 auditores-fiscais, Ministério do Trabalho pede concurso
Com déficit de quase 1.300 auditores-fiscais, Ministério do Trabalho
pede concurso. (Foto: Portal Brasil)

 

Sem fiscalização, diminuem as operações, o número de estabelecimentos inspecionados, os trabalhadores cujos contratos foram formalizados durante a ação fiscal e aqueles que foram resgatados. Por outro lado, o pagamento de idenizações também diminui, prejudicando a arrecadação do governo. 

Em entrevista concedida ao Jornal Nacional, no último dia 12 de maio, a secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Jensen, confirmou a diminuição do orçamento no Ministério do Trabalho e citou a falta de concursos como causa da crise na fiscalização trabalhista do país.

“Nós temos poucos recursos. O orçamento foi ao longo dos anos diminuindo. Nós temos no nosso quadro, em média, 2.350 auditores no Brasil todo, e o nosso déficit é de 1.250. Mas não conseguimos até hoje a liberação do concurso de 2018”, reforçou.

Confira curso preparatório para o próximo concurso AFT

Confira curso preparatório para o próximo concurso AFT

Delegado sindical cobra concurso

No início do mês, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), delegado sindical Einstein Coutinho de Almeida, confirmou uma nova reunião com o ministro do Trabalho, Helton Yomura. O encontro estava marcado para terça, 15. Até a publicação desta matéria, porém, a reportagem da FOLHA DIRIGIDA não teve retorno de como foi o encontro.

Concurso AFT é tema de reunião com ​​ministro do Trabalho
Concurso AFT é tema de reunião com ​​ministro do Trabalho (Foto: Sinait)

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações