Folha Dirigida Entrar Assine

MRE publica portaria e pode indicar novo concurso para chancelaria

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda, 10, pode ser um indício para um novo concurso MRE de oficial de chancelaria.

*Matéria atualizada no dia 11/06/2019, às 10h25

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) pode abrir um novo concurso para oficiais de chancelaria. Nesta segunda-feira, 10, foi publicada a portaria nº 587, que estabelece as gratificações aos servidores por desempenho em atividades da Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento. Como por exemplo, em concursos de admissão de oficiais de chancelaria. 

Isso pode ser um indício para um novo edital da carreira. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União, serão contratados servidores para compor a banca examinadora, comissão e logística de concurso público.

Eles serão responsáveis por planejar, coordenar, elaborar as questões de prova, corrigi-las e aplicar o exame oral. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o MRE para confirmar a possibilidade de um novo concurso para oficial de chancelaria.

A pasta respondeu que "não há, neste momento, previsão de abertura de novos concursos de oficiais de chancelaria". O cargo tem como pré-requisito o ensino superior em qualquer área. A remuneração inicial, segundo tabela dos servidores públicos federais, é de R$9.330,06.

Bolsonaro garante concurso Diplomata em 2019 e demais anos do governo

MRE pode abrir novo concurso para oficiais de chancelaria
(Foto: Bruna Somma)

 

Os aprovados ainda têm direito ao auxílio-alimentação. O MRE contrata pelo regime estatutário, que garante a estabilidade ao servidor. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.

A carreira de oficial de chancelaria tem como atribuição as atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica. Além de gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.

. Como estudar para concurso público sem edital?
Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Último concurso MRE foi realizado em 2015

O último concurso para oficial de chancelaria do MRE foi realizado em 2015. Na ocasião, o edital trouxe 60 vagas para ingresso no cargo. As oportunidades foram para atuação em Brasília, na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, por pelo menos dois anos.

Os selecionados, depois, prestaram atividades no exterior. As provas do concurso foram realizadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA). Os selecionados tiveram carga de 40 horas semanais.

Acesse cursos de preparação para concursos: 

A banca organizadora foi Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os candidatos foram submetidos a duas etapas: provas escritas objetiva e discursiva, e curso de preparação.

Na avaliação objetiva foram cobradas 80 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Língua Inglesa, 15 de Noções de Direito, 15 de Noções de Contabilidade e 10 de Raciocínio Lógico.

. Existe a melhor técnica de estudos para concursos?

O concurso teve validade de dois anos, possível de prorrogação por igual período. O que permitiu mais convocações pelo cadastro de reserva.

Veja outros concursos de nível superior previstos para 2019:



Comentários