Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Locais das provas objetivas do concurso Diplomata são divulgados

Locais das provas objetivas do concurso Diplomata são divulgados

Os candidatos do concurso Diplomata já podem consultar os locais onde realizarão as provas objetivas no domingo, 26 de agosto.

Os locais de aplicação das provas objetivas do concurso Diplomata foram divulgados nesta segunda-feira, 20 de agosto, pelo site do Cebraspe – banca organizadora da seleção. A consulta ocorre de maneira individual, mediante apresentação do número do CPF.

Os exames, marcados para domingo, 26 de agosto, ocorrerão nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em dois períodos. O primeiro será às 9h30 e o segundo às 15h. Ambos terão duração de três horas. A orientação é chegar ao local de prova com uma hora de antecedência.

Os concorrentes deverão portar documento de identidade original e com foto, caneta esferográfica de tinta preta – fabricada em material transparente – e comprovante de inscrição. As embalagens de água, biscoito ou quaisquer alimentos devem ser transparentes.  

Itamaraty realiza novo concurso com 26 vagas para diplomata
(Foto: Instituto Rio Branco)

 

Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, relógios, lápis, lapiseira, borracha, além de acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné e gorro. O candidato só poderá levar o caderno de questões nos últimos 15 minutos antes do término das provas.

Os gabaritos das provas do concurso Diplomata serão divulgados na terça-feira, 28 de agosto, por meio do portal do Cebraspe. Quem for contra as respostas fornecidas pela organização poderão entrar com recurso nos dias 29 e 30 de agosto. Para isso, deverão preencher formulário específico no site da banca.

Concurso Diplomata: provas terão 73 questões objetivas

As provas objetivas do concurso para ingresso na carreira diplomática serão compostas por 73 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Língua Inglesa (9 questões);
  • História do Brasil (11 questões);
  • História Mundial (11 questões);
  • Política Internacional (12 questões);
  • Geografia (6 questões);
  • Noções de Economia (8 questões);
  • Noções de Direito e Direito Internacional Público (6 questões).

A disciplina com maior peso nas notas das provas objetivas será Política Internacional, que valerá até 12 pontos. Serão os eliminados os candidatos que obtiverem nota final inferior a 29,25 pontos e que não estejam entre os 260 melhores classificados, sendo 195 de ampla concorrência, 52 negros e 13 pessoas com deficiência.

Quer cursos de preparação para o concurso Diplomata 2018?

Classificados ainda serão submetidos a provas discursivas

Os candidatos classificados na objetiva serão convocados para provas escritas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, segunda etapa do concurso Diplomata. A avaliação será realizada no dia 22 de setembro, com início às 14h. A prova terá duração de cinco horas e será composta por redação e exercícios de cada disciplina. 

O concurso para diplomacia ainda contará com provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa. As provas serão realizadas nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) oferece, neste concurso, 26 vagas para graduados em qualquer área. Os ganhos são de R$18.517,83, já com o auxílio-alimentação de R$458. O resultado final do concurso Diplomata está previsto para ser divulgado no dia 21 de dezembro. A seleção terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

Os aprovados ainda realizarão curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. 

"O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior. Durante o curso, os alunos estarão submetidos a exames, notas e leituras obrigatórias. Nesse período, eles já recebem a remuneração especificada em edital" disse o diretor-geral do Instituto Rio Branco, embaixador José Estanislau do Amaral em entrevista à FOLHA DIRIGIDA.

No vídeo abaixo, saiba como se preparar para o concurso Diplomata:

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações