Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Diplomata: saiu convocação para autodeclaração

Saiu a convocação para o procedimento de verificação de autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros no concurso para diplomata 2016. Os concorrentes deverão comparecer à sede do Ministério das Relações Exteriores nos dias 2, 3 ou 4 de setembro, de acordo com escala, para realizar a conferência.  

Saiu a convocação para o procedimento de verificação de autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros no concurso para diplomata 2016. Os concorrentes deverão comparecer à sede do Ministério das Relações Exteriores nos dias 2, 3 ou 4 de setembro, de acordo com escala (veja no anexo abaixo), para realizar a conferência.
 
A recomendação dos organizadores é para que os candidatos cheguem ao local com meia hora de antecedência. O resultado provisório no procedimento de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros será publicado no dia 6 de setembro.

O resultado final da primeira fase do concurso foi divulgado no último dia 24. A prova objetiva valeu 73 pontos e obteve a aprovação quem conseguiu, no mínimo, 29,25. Serão convocados para a segunda e terceira etapas, ambas eliminatórias, os 300 primeiros colocados (respeitando os empates na última posição), sendo 225 de ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.

A segunda etapa será uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para dia 17 de setembro. A terceira fase será composta por avaliações discursivas de História do Brasil e Língua Inglesa (18 de setembro), Geografia, Política Internacional e Noções de Economia (24 de setembro), Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro), além de uma prova objetiva de Espanhol e Francês, também no dia 25 de setembro.

Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem a nota mínima de 360 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas. Os 30 primeiros colocados irão ingressar no cargo de terceiro secretário, recebendo remuneração de R$15.005,26. Eles passarão pelo Curso de Formação do Instituto Rio Branco, com duração de um ano e meio, realizado em Brasília.

O resultado final do concurso será divulgado na data provável de 16 de dezembro e a validade do mesmo será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação. A seleção, que reuniu 4.925 inscritos (com 17,48% de faltosos no turno da manhã e 18,86% à tarde), visa ao preenchimento de 30 vagas de diplomata.
 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações