Concurso Diplomata: saem gabaritos preliminares das provas objetivas - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Diplomata: saem gabaritos preliminares das provas objetivas

Concurso Diplomata: saem gabaritos preliminares das provas objetivas

O Cebraspe, organizador, divulgou os gabaritos preliminares do concurso Diplomata, cuja as provas foram aplicadas no domingo, 26.

Atenção candidatos do concurso Diplomata! O Cebraspe, organizador da seleção, já divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas, realizadas no último domingo, 26, em dois turnos. O prazo para recurso já está aberto. Mais de 5 mil se inscreveram no concurso.

Gabaritos - manhã
gabaritos manhã diplomata

Gabaritos - tarde
gabaritos tarde diplomata

O concurso Diplomata reuniu 5.294 inscrições para as 26 vagas disponíveis. As provas foram realizadas em dois turnos: manhã e tarde. No primeiro momento, cerca de 1.122 candidatos não compareceram ao exame, totalizando 21,2% de abstenção pela manhã, enquanto no turno da tarde foram aproximadamente 1.201 faltosos, o que representa 22,7% abstenções.

Os locais de realização das provas foram divulgados no dia 20 deste mês, no site do Cebraspe. Os exames ocorreram em todas as capitais dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A prova da manhã começou às 9h30 e a da tarde às 15h, ambas com duração de três horas.

Prazo para recurso encerra-se na quinta, 30

Os concorrentes que não concordarem com os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso Diplomata poderão entrar com recurso. O prazo foi aberto às 9h desta quarta-feira, 29, e ficará disponível até as 18h da quinta-feira, 30. Para preencher o requerimento é preciso acessar o site do Cebraspe, o organizador, no ambiente destinado ao candidato.

É importante que os participantes interessados na elaboração de recursos se atentem ao prazo e recomendações do Cebraspe. A banca não enviará respostas individuais sobre as solicitações, que deverão ser feitas por questão e de maneira fundamentada. O resultado dos recursos será publicado em 14 de setembro, junto com o resultado da prova objetiva e a convocação para a segunda e terceira fases.

A banca informa no edital que disponibilizará um link para que os candidatos consultem a folha de respostas, em até cinco dias úteis, contados a partir do resultado final da prova objetiva. A consulta ficará por 30 dias corridos no site da banca para visualização dos candidatos.

Concurso Diplomata oferece 26 vagas (Foto: Divulgação)
Concurso Diplomata terá outras duas etapas de seleção em setembro
(Foto: Divulgação)

Segunda fase será em setembro

Os aprovados na primeira etapa serão convocados para a segunda fase da seleção, que será uma composta por provas escritas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames estão previstos para acontecer em 22 de setembro, às 14h, com duração de cinco horas.

Já a terceira fase será prova escrita de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa. Essa etapa está prevista para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Essas duas etapas ocorrerão somente nas capitais onde houver aprovados.

O edital do concurso Diplomata foi publicado no dia 27 de junho, no Diário Oficial da União, com oferta de 26 vagas para graduados em qualquer área. Os servidores recebem ganhos iniciais de R$18.517,83, já com o auxílio-alimentação de R$458. O diretor-geral do Instituto Rio Branco, embaixador José Estanislau do Amaral, disse em entrevista à FOLHA DIRIGIDA que os interessados à carreira diplomática devem ter disponibilidade para conhecer o mundo.

"Porque o diplomata viverá em diferentes lugares e é preciso que ele tenha a capacidade de se interessar pelos lugares onde estará. Ele não irá se adaptar se não tiver interesse por novas culturas. Outra habilidade que acho muito importante é a abertura ao diálogo, à tolerância. Ele tem que saber escutar. Um bom diplomata nunca é uma pessoa fechada em si própria e autoritária", disse.




Comentários