Concurso Diplomata divulga resultado provisório de provas escritas

O Instituto Rio Branco torna público o resultado provisório das provas escritas do concurso Diplomata 2019.

Os resultados preliminares das provas escritas para o concurso Diplomata 2019 já podem ser conferidos. As notas preliminares da segunda fase da seleção saíram no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6, e também está disponível no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora. 

As listagens trazem a relação dos candidatos inscritos em ampla concorrência, pessoas com deficiência e autodeclarados negros, pela seguinte ordem:

  • número de inscrição;
  • nome do candidato em ordem alfabética; e
  • nota provisória na redação, exercícios e prova escrita de língua portuguesa; de língua inglesa; nota provisória na prova escrita de história do Brasil; na prova escrita de geografia; de política internacional; de economia; de direito e direito internacional público; de língua espanhola e língua francesa e nota.

Os concorrentes já podem acessar as provas escritas e os espelhos de avaliação. A interposição de recursos contra o resultado preliminar pode ser feita por meio do site da banca até a próxima sexta, 8. 

Aquele que não concordar com algo deverá ser claro, consistente e objetivo na elaboração de seu recurso. Além disso, não será aceito recurso via postal, fax, requerimento administrativo ou correio eletrônico fora do prazo.

Para os candidatos com deficiência e candidatos negros, a convocação para perícia médica e heteroidentificação serão publicados na data provável de 22 de novembro. Os dois serão realizados em Brasília estão agendados para os dias 28 e 29, respectivamente.

Concurso Diplomata atraiu mais de 6 mil inscritos

O concurso Diplomata 2019 reuniu o total de 6.411 candidatos para a carreira diplomática, de acordo com a organização. Como a oferta é de 20 vagas, mais de 320 pessoas concorrem a apenas uma oportunidade de ingresso no Ministério das Relações Exteriores.

Para realizar a inscrição foi preciso ter o ensino superior em qualquer área. A remuneração é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458. As inscrições ficaram abertas de julho a agosto, pelo portal do Iades.

Candidatos já podem conferir resultados provisórios da segunda fase
(Foto: Bruna Somma)

De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas compuseram a primeira etapa do concurso Diplomata. A aplicação foi feita nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

A segunda etapa do concurso Diplomata foi constituída por provas escritas. Também de caráter eliminatório e classificatório, a primeira aplicação foi no dia 12 de outubro, nas capitais com aprovados na primeira etapa.

Os participantes precisaram elaborar uma redação de tema geral e responder a dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de texto. Houve ainda prova escrita de Língua Inglesa.

Nesse caso, foram cobrados: redação sobre tema geral, tradução do texto do Inglês para o Português, versão de um texto do Português para o Inglês.

Além de elaboração de um resumo, em inglês, de um texto escrito em língua inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.

Os candidatos ainda foram submetidos a provas escritas de outras disciplinas.

Aprovados terão curso de formação no IRB

Os aprovados nas três etapas do concurso ainda realizam curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. Em 2017, o então diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, detalhou os princípios das aulas, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.

 Concursos Diplomata: sai novo regulamento para curso de formação

"O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior”, disse o embaixador.

 

Comentários