Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Diplomata 2018 terá 26 vagas. Confira o regulamento!

Concurso Diplomata 2018 terá 26 vagas. Confira o regulamento!

O Ministério das Relações Exteriores divulgou o regulamento do concurso diplomata 2018. Ao todo, serão oferecidas 26 vagas.

O regulamento do Concurso Diplomata 2018 foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12 de junho. De acordo com a portaria publicada pelo Ministério das Relações Exteriores serão oferecidas 26 vagas para ingresso na carreira diplomática. O regulamento traz as normas do concurso e especifica as etapas de seleção. O Itamaraty, no momento, trabalha na escolha da banca organizadora e o edital sairá em breve.

Baixe o regulamento do concurso diplomata 2018:

Como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, a estrutura do concurso diplomata 2017 será mantida. A primeira etapa da seleção será prova objetiva, de caráter eliminatório. Os candidatos estarão submetidos a questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público.

O regulamento do concurso informa que as provas objetivas acontecerão 45 dias após a publicação do edital. Já a segunda fase será composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa. Serão estabelecidas notas mínimas para a aprovação nessa etapa, as quais não foram divulgadas.

Instituto Rio Branco formará nova turma de diplomatas (Foto: Itamaraty)

A terceira fase do concurso Diplomata consistirá em provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

Quer cursos preparatórios para o concurso diplomata?

Concurso Diplomata terá calendário similar ao de 2017 

A Assessoria do Itamaraty confirmou que a próxima seleção para diplomatas deverá seguir calendário similar ao da edição de 2017. Na época, o edital foi divulgado na primeira quinzena de junho. Já as provas objetivas ocorreram em agosto, em todas as capitais do país. Isto indica que o novo edital está cada vez mais próximo!

Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos.

A carreira diplomática exige nível superior em qualquer área. Segundo a Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais, atualizada em março, a remuneração dos diplomatas em início de carreira é de R$18.517,83, já incluído o auxílio-alimentação de R$458. Os aprovados no concurso diplomata ainda passarão pelo curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Saiba como estudar para a prova discursiva de Português do concurso diplomata: 



Itamaraty já trabalha na escolha da banca organizadora

O Ministério das Relações Exteriores já realiza os procedimentos que antecedem o edital do novo concurso diplomata. A escolha da banca organizadora, inclusive, já está em andamento. No último concurso para carreira diplomática, realizado em 2017, a empresa escolhida foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

Após a escolha da empresa responsável pela organização da seleção, o próximo passo será a assinatura do contrato entre as partes. Somente após essa formalização, o edital do concurso Diplomata 2018 poderá ser publicado no Diário Oficial da União.

Comece seus estudos para o concurso Diplomata 2018

Com a divulgação do concurso diplomata 2018, os interessados já tem base para começar os estudos! FOLHA DIRIGIDA tem playlists de vídeos especiais sobre essa seleção, além de materiais que te ajudarão a conquistar uma vaga. Um deles é o e-book “Como estudar Português para concursos”.


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações