Folha Dirigida Entrar Assine

Com déficit de 50 técnicos de segurança, MPU pode ter novo concurso

Ainda sem novidades sobre o concurso MPU para técnicos de segurança e transporte, órgão acumula 50 cargos vagos.

Em 2018, o aguardado concurso para técnicos de administração e analistas em direito do Ministério Público da União (MPU) foi realizado, atraindo milhares de candidatos. Um dos cargos esperados, porém, acabou não sendo contemplado naquela seleção: o de técnico de segurança. Será que este ano o MPU publica este edital?

FOLHA DIRIGIDA levou essa pergunta à Procuradoria Geral da República, que chefia o MPU, para saber mais detalhes da seleção. No entanto, a Assessoria de Imprensa da PGR informou que ainda não há novidades sobre o concurso. 

O último concurso do MPU para esse cargo perde validade em 31 de agosto deste ano. Entretanto, nos preparativos da seleção do ano passado, o MPU chegou a contemplar o cargo de técnico de segurança. Essa previsão chegou a constar em projeto básico do concurso, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso, pelo fato de outras regiões, não contempladas no edital de 2014, registrarem déficit de pessoal. 

Todavia, por questões orçamentárias, o MPU optou por não incluir o cargo no concurso de 2018, gerando expectativa por novo edital este ano.

Atualmente, o MPU apresenta 50 cargos vagos para a função de técnico de segurança e transporte, de acordo com os portais de transparência dos seus quatro ramos: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A maior parte dos cargos vagos do MPU estão no MPF. O MPM, por sua vez, não apresenta nenhuma vacância. Confira a distribuição dessas vagas em aberto:

Cargos vagos de técnico em segurança e transporte do MPU
MPF 41
MPT 5
MPDFT 4
MPM 0
Total 50

 

Fachada PGR
Órgão apresenta 50 cargos vagos para técnico de segurança e transporte
(Foto: Divulgação)

Orçamento Federal de 2019 prevê dez vagas no MPU

A previsão no Orçamento Federal de 2019, aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de dezembro, é para o provimento de dez vagas no MPU. Essas vagas, porém, devem ser utilizadas para provimento de aprovados do concurso realizado no ano passado, já homologado.

É possível, contudo, que, durante o ano, o órgão realoque recursos para contratar mais selecionados e abrir a seleção, assim como foi feito no ano passado.

♦ Orçamento Federal de 2019 tem mais de 48 mil vagas para concursos

O último concurso para técnico em segurança e transporte do MPU foi realizado em 2015. O cargo exige o nível médio completo e carteira nacional de habilitação D ou E. Um bom atrativo para a carreira é a remuneração, que em 2018 era de R$8.676,26. 

A oferta para o cargo foi de 22 vagas, que seriam distribuídas por 22 estados e o Distrito Federal. O concurso atraiu 12.017 candidaturas e a maior concorrência foi para o Rio de Janeiro, que registrou relação de de 825 candidatos por vaga.

Acesse conteúdo e mais de 150 cursos online

Quer conhecer mais vantagens em concorrer a uma vaga para técnico em segurança e transporte do MPU? Alexandre Padro, O Especialista da FOLHA DIRIGIDA , explica todos os detalhes. Assista! 



Comentários