Concurso MPU: saem resultados das provas objetivas e discursivas

O resultado final das provas objetivas e as notas preliminares dos exames discursivas do concurso MPU foram divulgados. Confira!

O Ministério Público da União (MPU) divulgou nesta quarta-feira, 7, o resultado final das provas objetivas do concurso e o resultado provisório do exame discursivo para analista em direito. As notas estão disponíveis pelo site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

A banca organizadora também publicou a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que de declararam com deficiência. Além da chamada para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos negros.

Baixe os resultados das provas do concurso MPU:

O resultado final das avaliações objetivas saiu após as análises dos recursos contra os gabaritos preliminares. De acordo com o edital do concurso MPU, nos casos de anulação, os pontos referentes às questões foram atribuídos a todos os candidatos. Independente de terem recorrido.  

As provas objetivas foram aplicadas, no dia 21 de outubro, para candidatos aos cargos de técnico de administração (nível médio) e analista em direito (nível superior). As avaliações, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram valor máximo de 120 pontos.

Sede do MPF (Foto: Bruna Somma)
MPF, em Brasília, é uma das possíveis lotações dos aprovados no
concurso MPU (Foto: Bruna Somma)

 

Foi considerado classificado nessa etapa quem obteve, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas. A pontuação seguiu o método Cespe, em que uma questão errada anula os pontos de um acerto.

Recursos para prova discursiva serão aceitos a partir de sexta, 9

Os candidatos que forem contra as notas que obtiveram nas avaliações discursivas poderão entrar com recurso a partir das 9h de sexta-feira, 9 de novembro. O formulário específico estará disponível no portal do Cebraspe até as 18h de sábado, 10. Os recursos serão analisados e o resultado final das provas discursivas está previsto para ser divulgado no dia 20 de novembro, pelo Diário Oficial da União e página da banca organizadora. 

Saiba o que os candidatos acharam da prova

A prova discursiva também foi realizada no dia 21 de outubro, mas só para os inscritos ao cargo de analista de Direito. Eles tiveram que desenvolver uma redação – texto dissertativo – sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, com no máximo de 30 linhas.

O exame, de caráter eliminatório e classificatório, terá valor de 40 pontos. Somente foram corrigidas as redações dos candidatos habilitados na prova objetiva. Confira abaixo, o número de textos avaliados para cada cargo e por estado:

Analista em Direito
Amazonas 162
Amapá 44
Bahia  194
Distrito Federal 2.176
Espírito Santo 59
Goiás 87
Mato Grosso do Sul 87
Mato Grossso 150
Pará 219
Rio de Janeiro 231
Rondônia 87
Rio Grande do Sul 344
Santa Catarina

150

 

A prova discursiva foi corrigida quanto à apresentação, estrutura textual, desenvolvimento do tema (nota relativa ao domínio do conteúdo - NC).  A modalidade escrita totalizou o número de erros (NE).

• Tenha acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos

A pontuação do candidato foi calculada pela seguinte equação, sendo TL o número de linhas escritas na prova. . Foi considerado aprovado no exame discursivo quem obteve nota 20 pontos.  

Concurso MPU teve 260 mil inscritos para técnicos e analistas

O Ministério Público da União oferece, neste concurso, 47 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. No total, foram registradas 264.924 inscrições. O destaque do concurso foi o cargo de técnico de administração, que exigiu apenas o ensino médio completo.

Foram contabilizados 191.045 concorrentes para as 11 vagas imediatas. Isso representa a relação candidato/vaga de 17.367 para as contratações imediatas. A carreira de analista em direito, que teve como pré-requisito nível superior na área, contou com 73.879 candidatos.

Além das 47 vagas imediatas, o MPU formará cadastro de reserva com até 7 mil aprovados em todo país. No vídeo abaixo, saiba como recorrer dos resultados da redação: 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR