Concurso MPU: conheça os ramos de atuação do órgão

O edital do concurso MPU 2017 está previsto para sair em agosto. O órgão segue em negociações com o Cebraspe, prevendo oficializá-lo, por meio de dispensa de licitação, ainda este mês. O concurso será para técnico administrativo e analista em Direito, que poderão atuar em todos os ramos do órgão. Conheça essas áreas.

Com o edital do concurso para técnico administrativo (nível médio; R$7.260,41) e analista em Direito (superior na área; R$11.345,90) previsto para sair em agosto, o Ministério Público da União (MPU) agiliza a escolha da organizadora da seleção. O órgão segue em negociações com o Cebraspe (antigo Cespe/UnB), prevendo oficializá-lo, por meio de dispensa de licitação, ainda este mês. 
 
Tão logo isso aconteça, o órgão começará a elaborar o edital para que, após 5 de agosto, quando expira a validade do último concurso para técnico administrativo e analista em Direito, a nova seleção possa ser aberta.
 

Concurso 2017 será em todo o país

O órgão já adiantou que o concurso será de âmbito nacional. Tal definição, porém, ficará mais para perto da divulgação do edital, já que há concurso válido para os dois cargos, com novas nomeações a qualquer momento. Somente no inicio de agosto, portanto, o MPU terá essa definição.
 
 
O cronograma do concurso será fechado assim que a organizadora for oficializada. No entanto, como o edital está programado para sair em agosto, tudo leva a crer que as inscrições terão início no mesmo mês. Como o MPU deseja dar um intervalo de 60 dias entre a divulgação do edital e a aplicação das avaliações, é muito provável que as provas sejam marcadas para outubro.
 
Independentemente da oferta de vagas, a perspectiva é de muitas contratações, pois, considerando os dois cargos, hoje faltam cerca de 1.700 servidores, sendo 500 técnicos administrativos e 1.200 analistas de Direito. Esse déficit está presente em todos os ramos do MPU (Ministério Público Federal - MPF -, Ministério Público do Trabalho - MPT -, Ministério Público Militar - MPM - e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT). Confira essa divisão do órgão no infográfico abaixo




Saiba como é a estrutura do MPU

 

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida