Versão nova do site ativada

Concurso MPU 2018 terá validade retomada após estado de calamidade

O Ministério Público da União precisou ter o concurso MPU suspenso devido à crise. Confira mais sobre suspensão e novo concurso do órgão.

29/06/2020 12:57 | Atualizado: 29/06/2020 18:39

29/06/2020 12:57 | Atualizado: 29/06/2020 18:39

A comissão do concurso MPU decidiu suspender o prazo de validade da seleção para técnicos e analistas, realizada em 2018. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 29.

De acordo com o documento, a medida já começa a vigorar a partir do dia 28 de maio. No entanto, a suspensão é temporária, e vai até o fim do estado de calamidade pública decretado pela União, previsto para o dia 31 de dezembro.

enlightenedSuspensão da validade do edital de 2018 afeta novo edital MPU?

O concurso para o Ministério Público da União teve a homologação publicada no dia 14 de dezembro de 2018, permanecendo válido por dois anos. Desta forma, esse período remanescente voltará a correr após a crise. 

Em abril, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União já havia solicitado a validade da seleção. Na época, a categoria propôs, em ofício ao procurador-geral da República, Antônio Aras, que a validade ficasse suspensa até que terminasse o prazo do estado de calamidade.

Com o pedido de suspensão, o objetivo do sindicato era resguardar o direito dos concursados à posse. Isso porque, se o concurso perdesse a validade, geraria a necessidade de um novo edital. 

Segundo o SindMPU, isso poderia atrasar a contratação de servidores, além de demandar a repetição do gasto público com o mesmo objetivo.

Saiba mais sobre o concurso MPU:

Concurso MPU 2018 terá validade retomada após a crise (Foto: Divulgação)
Concurso MPU 2018 terá validade retomada após a crise
(Foto: Divulgação)


Concurso MPU 2018 teve provas objetiva e discursiva

Publicado em agosto de 2018, o edital de abertura do concurso MPU ofereceu 47 vagas, além da formação de cadastro reserva. A seleção contemplou os cargos de técnico de administração, de nível médio, e analista em direito, para graduados na área. Na epóca, ganhos variaram de R$7.772,80 a R$12.169,89.

+ Concurso MPU: órgão tem mais de 1,8 mil cargos vagos

Todos os inscritos no concurso MPU foram avaliados por meio de provas objetivas. A aplicação ocorreu nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas os concorrentes a analista em Direito foram submetidos a exames discursivos.

Ao todo, foram cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira as disciplinas abaixo:

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa;
  • Acessibilidade;
  • Ética no serviço público;
  • Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP.
     

Conhecimentos Específicos - técnico de administração:

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Administração;
  • Noções de Arquivologia; 
  • Noções de Administração Orçamentária, financeira e orçamento. 
     

Conhecimentos Específicos - analista em direito:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Processual do Trabalho;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Processual Penal Militar. 
     

A prova objetiva contou com um valor máximo de 120 pontos. Foi desclassificado do concurso quem obteve nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, inferior a 21 pontos na parte específica e nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas. 

+ Concurso MPU: desempenho nas provas discursivas de 2018

Apenas os candidatos a analista em Direito também realizaram provas discursivas. Para o exame, foi preciso elaborar um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP.

Somente foram corrigidas as redações dos concorrentes que conseguiram os critérios para aprovação na prova objetiva. 

MPU reuniu mais de 260 mil inscrições no concurso de 2018

Ao todo, foram 264.924 inscrições. O destaque foi para o cargo de técnico de administração, que exigiu apenas o ensino médio completo.

Foram 191.045 concorrentes para 11 vagas imediatas da função. Isso mostra a relação candidato/vaga de 17.367 para as contratações imediatas. Já a carreira de analista em direito contabilizou 73.879 candidatos.

Além das 47 vagas imediatas, o MPU realizou cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país. Dessa forma, eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade da seleção, que poderá ser prorrogado por mais dois anos após o seu término.

MPU se prepara para concurso em 2020

O Ministério Público da União já iniciou os preparativos do novo concurso MPU para área de apoio. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República, a intenção é que o edital seja publicado este ano.

+ Concurso MPU: como funciona e qual é o nível de concorrência?

A seleção para novos servidores é alvo de preparativos internos. O objetivo é a reposição das vagas que estão sem preenchimento. 

“Neste momento, não há prazos para realização do certame. Informamos apenas que o concurso é objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização de processo seletivo em 2020 para repor vagas em aberto", consta em nota enviada à reportagem.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA em janeiro, o MPU já tinha confirmado o início dos trâmites internos para o concurso, inclusive com o levantamento de cargos e vagas. Porém, ainda não é possível quantificar as chances que serão abertas. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

“Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência. Embora as providências para que os concursos possam ser realizados já estejam sendo tomadas, não é possível - neste momento - apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes”, consta em nota. 

Em função do Coronavírus, a divulgação do edital deve ocorrer somente no final do ano, segundo o diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael.

Resumo Concurso MPU 2020: 

  • Órgão: Ministério Público da União 
  • Vagas: não reveladas 
  • Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar 
  • Banca: a definir 
  • Publicação do edital: prevista para este ano 
  • Link para editais anteriores 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!