Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso MP-RJ 2019: confira dicas para as próximas provas

Especialista em concursos e servidora do TJ, Claudete Pessoa, dá as melhores dicas para o concurso MP-RJ que será realizado ainda em 2019.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) confirmou que este ano abrirá um novo concurso MP-RJ para área de apoio. Com o anúncio, FOLHA DIRIGIDA decidiu preparar algumas dicas aos interessados na seleção.

Mesmo sem confirmar as funções que serão ofertadas, o mais provável é que o concurso MP-RJ contemple vagas que exigem os níveis médio e superior, como no último concurso realizado em 2015.

A preparação dos candidatos deve começar logo porque o concurso MP-RJ promete ser bastante concorrido. O órgão possui um excelente plano de carreira que, além da garantia à estabilidade profissional, tem remuneração de até R$8.369,16.

 Exclusivo! Concurso MP-RJ para área de apoio sai em 2019, diz órgão

Novo concurso MP-RJ para a área de apoio promete ser concorrido
(Foto: Divulgação)

Confira dicas para a prova do concurso MP-RJ

A última prova trouxe em suas questões um nível de dificuldade muito alto, então a antecipação dos estudos é mais que necessária. Os candidatos podem começar seus estudos baseando-se no o último edital, pois são grandes as chances de serem cobrados conteúdos semelhantes.

Com o intuito de trazer as melhores dicas para a sua preparação, entrevistamos a servidora do Tribunal de Justiça (TJ) e especialista em concurso, Claudete Pessoa.

Você sabe montar uma plano de estudos eficiente? Confira o passo a passo:

Elencar as matérias a serem estudadas;

Separar estas matérias em dois grupos: desafiadoras e tranquilas;

Identificar qual o seu turno de melhor rendimento: manhã, tarde ou noite;

Estabelecer quais os dias e horários da semana que você pode estudar;

Encaixar nos dias e horários acima, colocando nos seus horários de melhor rendimento as matérias desafiadoras;

Realizar revisões programadas por assunto estudado, pelo menos em 03 e 10 dias;

Inicialmente priorizar a teoria e a revisão às questões, pois sem conhecer adequadamente o assunto, as questões viram loteria;

Estabelecer prêmio por metas semanais alcançadas e compensações quando não atingir os objetivos.

Candidatos MP-RJ precisam dominar todas as disciplinas

De acordo com Claudete, é importante ressaltar que aquele que pretende estar no topo da lista de classificação precisa estar bem em todas as matérias. A concorrência é enorme e toda atenção é relevante.

Comece AGORA a estudar para o concurso MP-RJ

Entretanto, algumas matérias eliminam mais candidatos como Língua Portuguesa que possui grande quantidade de questões (30) e a Legislação Orgânica do MPRJ visto tratar-se de matéria específica e a grande massa dos concurseiros encontram dificuldades em entender os vários institutos estruturais e estatutários regrados especificamente para a instituição. RLM também é matéria que assusta e elimina bastantes candidatos. Aqui o treinamento é fundamental!

Como estudar para os dois cargos do MP-RJ?

Possivelmente, o MP-RJ aplicará as provas de técnico administrativo e técnico de notificações em horários distintos. Sendo assim, haveria a possibilidade de o candidato concorrer aos dois cargos. 

Tendo por base o concurso anterior, é possível estudar para os dois contéudos, pois os programas são bem semelhantes. Contudo, de acordo a servidora do TJ, no último edital houve a pequena diferença da disciplina de informática para a área administrativa e direito processual para notificações.

É possível estudar para TJ-RJ e MP-RJ ao mesmo tempo?

Outro órgão que também programa abertura de concurso, ainda este ano, é o TJ-RJ. Segundo Claudete, o concurso para técnico judiciário do TJ-RJ muito se assemelha com o técnico de notificações do MPRJ, apenas acrescentando processo penal.

São os cargos com conteúdos mais semelhantes, isso não impede o candidato que deseja iniciar sua preparação, imediatamente, de estudar para os três cargos de nível médio. Para isso, haverá tempo hábil e muita compatibilidade de conteúdos.

 Você sabe a importância da organização no estudos?

Orientações para os futuros inscritos no concurso MP-RJ

As provas do MPRJ costumam ser muito bem elaboradas e, normalmente, contam com a participação dos membros da instituição. Esta participação impõe aos candidatos um estudo aprofundado dos institutos jurídicos, não basta a decoreba legislativa.

É preciso entender a norma e aplicar com precisão. Exige-se um estudo panorâmico, sistêmico e integrado entre as várias legislações, seja de cunho constitucional, administrativo ou institucional.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

 E-books 
 Provas para download
 Artigos sobre concursos
 Editais verticalizados
 Vídeos com dicas 





Comentários