Concurso MP-MG para promotor é autorizado e forma comissão

O Ministério Público de Minas Gerais fará em 2019 um novo concurso para promotor de justiça substituto, que exige o nível superior.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais realizará um novo concurso para o cargo de promotor de justiça substituto. Outra boa notícia é que a comissão organizadora já está formada e o edital não deve demorar para ser divulgado.

A portaria que determina a realização do concurso MP-MG para a carreira de promotor foi publicada no diário oficial do Ministério Público. Este será o 57º concurso para ingresso.

Para concorrer ao cargo de promotor será necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica. O número de vagas a serem oferecidas ainda não foi confirmado pelo órgão.

+ Como manter a concentração nos estudos para concursos?

De acordo com o edital do último concurso, os subsídios iniciais para carreira são de R$26.125,17. Os selecionados ainda deverão fazer jus a benefícios.

MP-MG prepara novo concurso para promotor (Foto: Divulgação)
MP-MG prepara novo concurso para promotor (Foto: Divulgação)

Comissão organizadora já está formada

Além de ter sido autorizado, o concurso MP-MG para promotor deu mais um passo importante rumo à publicação do edital de abertura. A comissão organizadora já está formada e os trabalhos já podem ser iniciados.

O grupo foi dividido da seguinte forma:

  • Promotor de Justiça João Medeiros Silva Neto;
  • Promotora de Justiça Kátia Suzane Lima Mendes Araújo;
  • Servidoras Paola Norremose Costa, Gislaine Fernandes Magno e Joane Alcântara Bandeira Gonçalves.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

A comissão será a responsável pela contratação da banca organizadora. A escolha da instituição responsável será a próxima etapa, para definir quem receberá as inscrições e aplicará as provas do concurso MP-MG.

Último concurso foi realizado em 2018

Quem deseja ser aprovado já deve começar a preparação antecipada para garantir um bom desempenho no concurso. Uma boa forma de iniciar os estudos é ter como base o edital anterior e conhecer toda a estrutura.

Com relação ao MP-MG, o último concurso é bem recente e foi realizado em 2018. Foram oferecidas 40 vagas, sendo 28 para ampla concorrência, quatro para candidatos com deficiência e oito para negros.

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

O processo de seleção foi dividido em cinco etapas, sendo prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A primeira prova foi dividida em 80 questões relativas a grupos temáticos, sendo 20 questões para cada conjunto de disciplinas.Os exames foram realizados nos dias 30 de junho e 1º de julho, de 8h às 11h e de 14h às 17h. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 



Comentários