Concurso MP-MG para promotor divulga gabarito das provas

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas de promotor.

Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso MP-MG, cujas provas objetivas de primeira fase foram realizadas no último domingo, 24. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais visa contratas novos promotores de Justiça substitutos.

Gabaritos MP-MG

Os candidatos que não concordarem com as respostas divulgadas pela banca poderão entrar com pedido de recurso. O prazo para contestações já está aberto e permanecerá até a próxima sexta-feira, 29 de novembro.

Os pedidos de recursos são aceitos de maneira exclusiva pelo site da Fundep, a banca organizadora do concurso MP-MG. Qualquer solicitação feita por outro modo ou fora dos padrões estabelecidos será indeferida. É preciso ser claro, consistente e objetivo ao elaborar o pedido.

(Foto: Divulgação)
MP-MG divulga gabarito das provas de promotor
(Foto: Divulgação)

A primeira prova do concurso de promotor, também conhecida como prova preambular, foi aplicada no dia 24 de novembro, com caráter eliminatório e classificatório. O exame aconteceu no turno da manhã, de 8h às 12h.

Foram cobradas 80 questões, de acordo com quatro grupos temáticos, sendo 20 perguntas para cada. Ao acertar uma questão, o candidato acumula 0,5 ponto.

Grupo I:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Eleitoral;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Financeiro e Tributário.
  • Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação.)

Grupo II:

  • Direito Penal e criminologia;
  • Direito Processual Penal.

Grupo III:

  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil.

Grupo IV:

  • Direito Material Coletivo;
  • Direito Processual Coletivo.

Concurso MP-MG terá segunda etapa em fevereiro

A segunda etapa do concurso do Ministério Público de Minas Gerais já tem data marcada, sendo realizada apenas para os aprovados na primeira fase. Os exames serão realizados nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020, das 8h às 11h e de 14h às 17h, em local a ser divulgado.

Essas datas já estão atualizadas com a recente retificação, pois, inicialmente, as provas aconteceriam nos dias 21 e 22 de março de 2020, conforme previsto no edital de abertura. Nessa segunda fase, os candidatos deverão realizar uma peça processual ou dissertação sobre um tema abrangido pelo programa, que valerá quatro pontos.

Após isso, ainda haverá uma prova discursiva, com três questões dissertativas, valendo dois pontos cada. As demais etapas serão:

3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; além de sindicância da vida pregressa e investigação social; de caráter subsidiário
4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório. 

Publicado em setembro, o edital de abertura visa preencher 50 vagas de promotor de Justiça substituto. A exigência é ter bacharel em Direito e, pelo menos, três anos de atividade jurídica. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade. O salário inicial é de R$30.404,42

Comentários