Folha Dirigida Entrar Assine

Como o celular ajuda nos estudos para concursos públicos

Nesta semana, o Momento Descomplica traz dicas sobre como o celular pode servir de apoio nos estudos para concursos públicos.

Tudo sobre concursos com os professores do Descomplica

Está se preparando para concursos ou deseja iniciar os estudos, mas não consegue ficar sem olhar o celular por algumas horas? Então saiba que, apesar de parecer um problema na hora de estudar, o celular pode sim ser uma ferramenta eficaz. 

Professor do Descomplica, Vinicius Melo
Professor do Descomplica, Vinicius Melo

O Momento Descomplica desta semana revela dicas sobre como o celular pode servir de apoio nos estudos para concursos. Quem fala sobre o assunto é o especialista e professor do Descomplica Concursos, Vinícius Melo.

enlightenedComo funciona concurso público? Descubra agora!

"No mundo globalizado de hoje, as novas tecnologias são importantíssimas e não devem ser descartadas na hora do estudo, simplesmente porque podem tirar o foco", explica o professor de Direito e Processo Penal do Descomplica.

Para Vinícius Melo, o celular hoje em dia pode servir como um excelente apoio na hora de estudar, pois serve como suporte na hora de organizar os estudos e revisões, assim como:

Controlar o tempo; fornecer uma maneira ágil de assistir aulas no transporte público; e até mesmo para a leitura em geral.

De acordo com o professor, as vantagens de ter o celular por perto são muitas."Temos muitos aplicativos que auxiliam a vida daquele que estuda para concurso público, possibilitando organizar melhor a rotina e foco", avalia.

Além disso, o professor não para por aí, e lista outras vantagens ao usar o celular. Afinal, em um primeiro momento, esses benefícios podem passar despercebidos por quem estuda para concursos. São eles:

  • Organização;
  • Controle dos estudos;
  • Possibilidade de estudar em um lugar em quem possivelmente estaria fazendo outras coisas;
  • Ter as respostas de suas dúvidas em tempo real, na palma da mão.

Aprenda a não se distrair com o celular

Além das vantagens, o celular pode ser um problema para os estudos, se não for usado com lucidez. Para o professor do Descomplicao maior problema daqueles que estudam pelo celular é a distração, porque toda hora pode surgir aquela notificação.

"Até mesmo quando você começa a estudar um assunto e vê que está entediante, você pode parar para dar uma olhadinha nas redes sociais e aí quando se dá conta perdeu horas de estudos focando naquilo que não era produtivo", exemplifica Vinícius Melo.

Desta forma, o professor indica que se entenda que a hora do estudo deve ser levada a sério. Então para não cair na tentação, é preciso desativar os aplicativos de rede social, como Whatsapp e Instagram, por exemplo. 

"Uma dica é desabilitar aquelas notificações de mensagens que aparecem na tela do celular, mesmo quando ele está bloqueado. Com isso, você não vai ficar ansioso querendo olhar toda hora o que está acontecendo", indica o professor do Descomplica.

De acordo com o professor, as redes sociais não ajudam neste momento. Para ele, o ideal é que, no seu tempo livre, siga pessoas que publiquem dicas, vídeos com resumos, mapas mentais e notícias que podem ajudr nos seus estudos e na sua aprovação.

Confira 5 dicas para estudar para concursos com o celular

Ficou na dúvida ou ainda não sabe 100% como estudar para concursos usando o celular? Então confira abaixo as 5 dicas do professor do Descomplica sobre como o aparelho pode ser usado durante a sua preparação:

Saiba como usar o celular nos estudos para concursos (Foto: Pixabay)
Saiba como usar o celular nos estudos para concursos (Foto: Pixabay)

 

 Use o relógio do celular

"O relógio do celular possui cronômetro, timer e despertador e isso é muito útil para aqueles que vão fazer uma prova. Então, usar o cronômetro para o tempo que você levar para fazer as questões/simulados pode ajudar a melhorar o seu desempenho no dia da prova", afirma Vinícius Melo.

O professor indica ainda o uso do despertador, principalmente para quem estuda com o método pomodoro, tendo período de estudo e de descanso. Segundo ele, é muito fácil fazer uma pausa e acabar não voltando para estudar.

 Use aplicativos de celular

"Existem aplicativos de perguntas, aplicativos para organizar o seu tempo, revisar e gerenciar novas tarefas. Então, use e abuse deles", reforça o professor.

 Participe de grupos de estudo e assista aulas online

"O estudo para concurso por vezes pode parecer muito solitário, então participar de um grupo de estudos pode ser uma excelente ferramenta de apoio nessa jornada, trocando ideia sobre as experiências e materiais", explica Vinícius Melo.

Segundo ele, desta forma é possível usar o celular para assistir aulas online. "No Descomplica Concursos, por exemplo, existe um aplicativo em que você consegue assistir as aulas pelo celular offline, sem gastar os seus dados. É uma ferramenta que você consegue, inclusive, estudar no transporte público", complementa.

 Bloqueie aplicativos que podem tirar a sua atenção

É possível ainda, segudno o professor, deixar o celular no modo offline.

"Use o celular somente para estudar", diz o professor.

 Use calendários e lembretes

Por fim, Vinícius Melo reforça : "use e abuse dos calendários e lembretes dos compromissos, horários de estudos, dias que precisa revisar". Desta forma, o professor explica que será possível manter a rotina e a constância nos estudos para concursos.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. Quem sabe eles também não passam a usar mais, de forma eficaz, o celular na hora dos estudos.

Comentários