Como não desistir de estudar para concurso público?

Nesta semana, o Momento Descomplica traz dicas sobre como não desistir de estudar para concurso quando bater aquela desmotivação.

A preparação para concurso público requer muita dedicação. Abrir mão de alguns momentos de lazer, passar horas estudando e lidar com reprovações. Tudo isso faz parte da rotina do concurseiro, que, às vezes, pode acabar se sentindo desmotivado a continuar estudando.

Se este é o seu caso, o Momento Descomplica desta semana traz dicas para você não desistir de estudar para concurso. O especialista do Descomplica Concursos, Gustavo Cunha, explicou que, quando se sentir desmotivado, o concurseiro deve se lembrar do seu principal objetivo.

enlightenedComo funciona concurso público? Descubra agora!

“Deve-se ter em mente, desde o início, que a caminhada até a nomeação em um cargo público é longa e requer dedicação. E nessa trajetória é quase certo que percalços aparecerão.”

Situações desagradáveis podem acontecer durante todo o processo de realização de um concurso, desde a espera pela publicação do edital, até a falta de tempo para estudar ou descansar e, consequentemente, um resultado negativo no concurso. 

“Tais situações ocorrerão com todos, e o que irá diferenciá-lo é saber contorná-las. Para isso, não esqueça onde você quer chegar. Todos os desafios e restrições impostas em tempos de estudo não são nada depois que tomamos posse no cargo sonhado”, reforçou.

Cunha indicou outras duas atitudes que podem ajudar quem está se sentindo desmotivado:

  • Estipule metas a curto prazo. Ao alcançá-las, você terá o sentimento de dever cumprido, o que renova a motivação;
  • Converse com outros concurseiros. É bom ver que não é o único nesse difícil universo dos concursos. Ouvir a rotina, dificuldades e situações engraçadas de outras pessoas acaba gerando certo conforto, ajudando na motivação.

Concurseiros, cultivem hábitos saudáveis

Para se manter firme na preparação e não desistir de estudar no meio do caminho, os candidatos devem cultivar hábitos saudáveis. O especialista Gustavo Cunha listou seis deles.

Gustavo Cunha
Gustavo Cunha é especialista
do Descomplica (Foto: Divulgação)

1. Lembre o porquê de todo o esforço 

"Em sua maioria, as pessoas entram no mundo dos concursos buscando uma melhor qualidade de vida para si e sua família. Estamos falando de estabilidade profissional, financeira, boa remuneração, além de diversos outros benefícios. Se é isso que você está buscando, use como uma fonte motivação."

2. Pensamento positivo

"Deve-se pensar que a cada dia que se passa a carreira dos sonhos está mais perto. Um grande erro é, ao invés disso, pensar que está perdendo tempo. Não há perda de tempo quando se luta por um sonho."

3. Crie uma rotina

"Com o tempo, nosso corpo e nossa mente se acostumam com a rotina de estudos, e ficar horas estudando não será mais um esforço. Com a rotina, o estudo acaba por se transformar em um ótimo vício, e até sentimos falta quando deixamos de fazer aquela leitura diária."

4. Tenha um bom material de estudos

"Um bom material, focado no concurso pretendido, faz toda a diferença na preparação, e acaba influenciando também na motivação. É desmotivador parar para estudar e saber que daquilo tudo, pouco será aproveitado."

5. Realize outras provas como treinamento 

"Muitos concurseiros acabam desmotivados devido à falta de previsão para o lançamento do edital do cargo sonhado. Pode ser difícil despender tempo e esforço sem a perspectiva de quando haverá a chance de entrar na carreira. Por isso, realizar provas de concursos para cargos afins pode ser uma ótima alternativa, pois além de servir como treinamento, ter uma prova em vista renova o ânimo e a motivação."

6. Não se esqueça da saúde 

"Praticar atividades físicas e se alimentar de forma adequada comprovadamente melhora o rendimento nos estudos. E quem é que não se sente motivado quando está conseguindo evoluir no conhecimento?"

Ter um bom plano de estudos

Você tem um plano de estudos para concursos? Saiba que esta estratégia é fundamental para seguir na batalha pelo concurso dos sonhos. Segundo o especialista, ter um plano de estudos ajuda a estipular metas a curto prazo, o que dá ao candidato a sensação de progressão nos estudos.

“Completar determinado ciclo ou fase do plano de estudos significa um passo a mais rumo à aprovação. São pequenas conquistas que nos deixam mais perto do nosso objetivo final. É inevitável se motivar.”

Cunha também destacou que uma das causas para a desmotivação é o fato de o concurseiro não conseguir estudar como o concurso requer. Então, esse planejamento pode ser fundamental para ajudar a contornar os obstáculos enfrentados na rotina de estudos.

“Com o plano de estudos, tem-se pré-definido o que deve ser estudado, já levando em conta a rotina e o tempo disponível. Caso haja um contratempo – que certamente ocorrerá – no plano de estudos, o concurseiro já terá reservado um momento para repor essas eventuais matérias perdidas, ou ao menos planejar o momento para a colocá-las em dia”, reforçou.

enlightenedComo fazer concurso público? 7 passos para iniciar a sua preparação


Resumindo... 

 Mantenha sempre o pensamento positivo, com foco e determinação para alcançar seu objetivo final: a vaga no cargo público.

 Obstáculos irão aparecer, mas não se desespere! Dificuldades estão presentes na vida de todos, não é só você que irá ter que enfrentá-las. Por isso, não desista.

 Se organize! Tenha um plano de estudos e um bom material. A partir daí, o sucesso é só questão de tempo.

 Cuide da saúde! Já diz o velho ditado: 'mens sana in corpore sano'. Apenas um corpo saudável pode assegurar uma mente também saudável. Se alimentar bem e fazer exercícios físicos ajudam a manter o foco e absorver melhor o conhecimento.

Comentários