Folha Dirigida Entrar Assine

Programa Mais Médicos publica novo edital para cerca de 2 mil vagas

O Programa Mais Médicos divulgou um novo edital para cerca de 2 mil vagas em áreas com maiores dificuldades de acesso.

Foi publicado um novo edital para o Programa Mais Médicos. Dessa vez, serão cerca de 2 mil vagas para aproximadamente 790 municípios com altos índices de vulnerabilidade renovarem participação. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde, em nota.

De acordo com o órgão, as vagas serão para profissionais do Mais Médicos atenderem populações em áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas, que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses médicos deverão começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho. Esta será mais uma etapa do 18º ciclo que priorizará a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil.

Confira a relação das vagas por município e perfil

Incrições até esta quarta-feira, 29

Os interessados já podem se candidatar. O prazo foi aberto nesta segunda-feira, 27, e ficará disponível até a próxima quarta-feira, 29, pelo site do Mais Médicos. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Visando garantir a imparcialidade na escolha dos médicos com CRM Brasil, o Ministério da Saúde informa que estabeleceu critérios de classificação. Serão avaliados títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

Prepare-se para concursos públicos
Confira dicas de estudo para concursos

Se ao término dessa primeira 1ª etapa ainda houver oportunidades, o prazo será estendido para um segundo chamamento público. Dessa vez, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma novidade do novo edital é que toda a documentação deverá ser enviada pela internet, no ato de inscrição. Isso garante que apenas profissionais já habilitados participem, otimizando tempo e recurso.

Programa Mais Médicos abre mais 2 mil vagas (Foto: Divulgação)
Programa Mais Médicos abre mais 2 mil vagas
(Foto: Divulgação)

Sobre o programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos foi instituído em 2013 e abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Ele faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As regras para a participação apresentam uma ordem de prioridade, na qual as vagas devem ser primeiramente oferecidas aos médicos com registro no país, ou seja, na maioria, médicos brasileiros formados no Brasil, mas também estrangeiros formados no Brasil e brasileiros ou estrangeiros formados fora do Brasil que revalidaram seus diplomas.

+ 5 passos para evitar a procrastinação

Assim, as vagas serão oferecidas a médicos brasileiros formados no exterior. Logo após, para médicos estrangeiros formados no exterior. Apóe estes grupos, as vagas eram destinadas aos médicos cubanos, funcionários do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

O acordo com com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a contratação dos médicos de Cuba foi encerrado recentemente e, por isso, o Ministério da Saúde precisa repor as vagas deixadas por esses profissionais. 



Comentários