Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Ministro da Saúde anuncia 2 mil vagas temporárias para hospitais federais no Rio

Ministro da Saúde anuncia 2 mil vagas temporárias para hospitais federais no Rio

Foi anunciado o concurso Ministério da Saúde 2017/2018 para 2 mil vagas temporários em hospitais federais no Rio de Janeiro.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros anuncia 2 mil vagas temporárias
Ministro da Saúde, Ricardo Barros anuncia abertura de
2 mil vagas temporárias (Foto: Governo do Brasil)
*Matéria atualizada às 11h58 desta terça-feira, dia 28
 
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta segunda-feira, dia 27, o concurso Ministério da Saúde 2017/2018, para 2 mil vagas temporárias, em cargos dos níveis médio/técnico e superior.
 
Segundo o ministro, os novos profissionais da área da Saúde serão contratados para atuarem nos seis hospitais e dois institutos de saúde federais no Rio de Janeiro.
 
A estimativa é que sejam oferecidas 2 mil vagas em cargos dos níveis médio/técnico e superior. Essa medida faz parte do plano de reestruturação dos hospitais federais do estado.
 
 
Procurada pela reportagem da FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde confirmou as declarações do ministro e o novo processo seletivo. 
 
Segundo o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj), novas contratações temporárias serão feitas, e não a renovação, por mais dois anos, de contratos de pessoas que já atuam nesses hospitais, conforme vem sendo divulgado em outros veículos de Comunicação.
 
Também de acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, essas contratações deverão ocorrer de acordo com as necessidades de cada hospital. E para avaliar a situação de cada um, consultores do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, atuarão nessas unidades, avaliando o atendimento à população e a especialização proposta de cada unidade.
 
Essa consultoria vai promover, entre os seis hospitais, uma redefinição dos perfis assistenciais, otimizando o funcionamento dentro de uma rede unificada. Segundo o Ministério da Saúde, o orçamento destinado às seis unidades federais é crescente a cada ano, e atualmente a pasta reserva cerca de R$1bilhão para o pagamento de profissionais nessas unidades. Um estudo do número de vagas e funções que serão abrangidos na seleção já está sendo realizado.

Edital do concurso Ministério da Saúde deve sair no início do ano que vem

O Ministério da Saúde não confirmou ainda uma previsão de divulgação do edital. A probabilidade, porém, é que o edital seja divulgado no início do ano que vem. Embora os cargos ainda não tenham sido anunciados, certamente haverá oportunidades para funções como técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta e médico, assim como foi na última seleção temporária da pasta, de 2015.
 
 
São esses exatamente os cargos em que há temporários que não podem mais ter contratos renovados. Logo, as quatro funções estão praticamente certas. O que precisa ser definido é se outra carreiras serão incluídas.

Unidades de Saúde estão distribuidas pelo Estado do Rio

As unidades de lotação dos 2 mil temporarios serão o Hospital Federal do Andaraí (HFA), Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e Hospital dos Servidores do Estado (HFSE), este no Centro do Rio. Haverá contratações ainda para o Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), em Jacarepaguá, Hospital Federal de Ipanema (HFI), Hospital Federal da Lagoa (HFL), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Zona Portuária da cidade. 

Saiba como foi o último concurso para temporários

A oferta do último processo seletivo foi de 469 vagas temporárias, para os mesmos hospitais e institutos de saúde dessa nova seleção.
 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações