Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Exclusivo! Concurso Marinha fuzileiros tem quase 20 mil inscritos

Exclusivo! Concurso Marinha fuzileiros tem quase 20 mil inscritos

A Marinha informou nesta terça, 14, à FOLHA DIRIGIDA, que recebeu quase 20 mil inscrições no concurso para fuzileiros. Provas no dia 26!

A exatamente duas semanas para a realização das provas escritas, a Marinha divulgou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA o quantitativo de inscritos do concurso para fuzileiros navais. A seleção registrou 19.668 concorrentes em todo o território nacional. Os locais de provas já estão disponíveis.

Segundo o setor de seleção do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), desse total, 10.917 se inscreveram para o Rio de Janeiro. Os cariocas, inclusive, foram os únicos que ainda não tiveram a confirmação do seu local de prova.

A Marinha informou que trabalhava para divulgar ainda nesta terça-feira, 14, o edital de convocação com os locais - o que realmente aconteceu. Mas adiantou que o local de prova para os candidatos do Rio de Janeiro ainda estava sendo finalizado e não seria divulgado junto com os demais.

+ Concurso Marinha fuzileiros: quase 12 mil concorrem como negros

Os quase 11 mil candidatos que se inscreveram para prestar a prova no Rio de Janeiro deverão realizar o exame no Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. A Marinha não confirmou o local, mas recentemente foi publicada no Diário Oficial da União a sua contratação para a realização do exame de fuzileiros.

O estádio está vinculado à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), mas ainda não se sabe se este será o único local de prova na região. De acordo com o setor, os trabalhos estão sendo feitos para que a informação do local de prova para esses candidatos seja divulgada o mais breve possível.

Marinha aplicará provas para fuzileiros navais no dia 28 de maio (Foto: Divulgação)
Marinha recebe quase 20 mil inscritos no concurso de fuzileiros
(Foto: Divulgação)

Prova objetiva terá apenas duas disciplinas

Os concorrentes ao concurso de fuzileiros navais da Marinha realizarão a prova no dia 28 de maio, terça-feira, pela manhã, às 10h. Serão cobradas 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática, para um total de 100 pontos.

Os candidatos terão três horas para completar a avaliação. De acordo com o edital de convocação, a Marinha pede que os candidatos compareçam para exame munidos com documento de identificação, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e prancheta.

Quem for aprovado na primeira fase será convocado para as demais etapas, que serão compostas por verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, exame psicológico, e teste de suficiência física. No teste físico, os candidatos realizarão flexão, corrida, abdominal e natação. 

+ Concurso Marinha: conheça o curso de formação dos fuzileiros navais

Confira abaixo todos os locais de provas

Aracaju  Capitania dos Portos de Sergipe – Av. Ivo do Prado, nº 752, Bairro São José
Belém Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Rod. Augusto Montenegro, Km 03, Belém - PA. Acesso pelo Portão A-2 Bilheteria.
Brasília Teatro Pedro Calmon, Av. do Exército, s/nº, Setor Militar Urbano (SMU), ao lado do Quartel General do Exército, Brasília - DF.
Florianópolis Escola de Aprendizes Marinheiro de Santa Catarina - Avenida Marinheiro Max Schramm , nº 3028 - Estreito.
Fortaleza Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - Av. Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Bairro Jacarecanga.
Foz do Iguaçu Capitania Fluvial do Rio Paraná - Rua Barão do Rio Branco, nº 170 – Centro.
João Pessoa Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha – Av. Duarte da Silveira , nº 450 - Centro.
Ladário UFMS - Câmpus do Pantanal - Setor 2 - Avenida Rio Branco, nº 1270 - Universitário – Corumbá.
Maceió Complexo Poliesportivo Santa Ursula, Rua Comerciário José Pontes de Magalhães, s/nº, Jatiúca
Manaus Arena Amadeu Teixeira, situada na Av. Constantino Nery s/nº, esquina com Rua Lóris Cordovil, Bairro Flores.
Natal Hotel Aram Imirá Plaza, Avenida Dinarte Mariz, nº 4077, Via Costeira, Parque das Dunas.
Paranaguá Capitania dos Portos do Paraná - Rua Benjamin Constant, nº 707 - Centro Histórico.
Porto Alegre Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre - CPOR/PA, Rua Corrêa Lima, nº 140, Menino Deus, Porto Alegre.
Recife Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Av. Olinda Dom Helder Câmara, s/nº - Salgadinho - Olinda.
Rio de Janeiro  - 
Rio Grande Casa do Marinheiro de Rio Grande - Rua Amphilóquio Reis, Vila Militar, s/nº - Centro.
Rio Novo CAIC - Profª Mariinha Pontes - Praça Milton Braga, nº 80 - Centro.
Salvador Arena Fonte Nova, Ladeira da Fonte das Pedras, s/nº - Nazaré - (setor Norte Intermediário).
São Luís Auditório "Paulo Freire" - Cidade Universitária - UFMA - Av. dos Portugueses, nº 1966 - Vila Bacanga.
São Paulo Universidade Paulista (UNIP) - Rua Luis Góis, nº 2211 - Vila Clementino.
Uruguaiana Delegacia Fluvial de Uruguaiana - Rua Domingos de Almeida, nº 1194 - Centro.
Vila Velha Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha.


edital do concurso da Marinha para fuzileiros navais foi publicado em fevereiro desse ano e é destinado apenas a candidatos do sexo masculino, que tenham de 18 a 21 anos até 1º de janeiro de 2020 e nível médio completo, não podendo estar isento do serviço militar. Também é preciso ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.

Estão em disputa 960 vagas para o curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A Marinha distribuiu as vagas nos órgãos de formação da seguinte forma:

  • 720 vagas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA, destinadas aos candidatos das regiões Sul e Sudeste.
  • 240 vagas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília - CIAB, destinadas aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Concurso Marinha para fuzileiros: conheça o programa

O fuzileiro naval recebe remuneração, após o curso, de R$1.950, valor este que é composto pelo soldo de R$1.560, mais adicional militar de 13% e adicional de habilitação de 12%. Os valores mencionados são referentes a 2019, pois para as turmas de 2020 ainda não foram divulgadas as atualizações. 




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações