Folha Dirigida Entrar Assine

Marinha divulga orientações para a prova de auxiliar de praça

Concurso Marinha para auxiliar de praça divulga orientações para as provas objetivas e redação que serão aplicadas no dia 20 de outubro.

A Marinha do Brasil divulgou orientações para os candidatos que realizarão as provas objetivas e redação do concurso para auxiliar de praças de nível médio/técnico. A avaliação será realizada no dia 20 de outubro.

Os candidatos têm até o dia 19 de outubro para imprimir o comprovante de inscrição com o local de realização de prova. É possível acessar o documento pelo site da marinha.

No dia da prova, os portões serão abertos às 8h30 e fechados às 9h30, e em caso de atraso a pessoa será eliminada da seleção. Os candidatos devem levar documento de identificação com foto original e canetas (azul ou preta).

Militares que participam da seleção deverão realizar a prova em trajes civis e deverão estar portando a identidade militar de suas respectivas Forças.

Os candidatos às especialidades de estatística, metalurgia e telecomunicações poderão usar calculadora não científica. Os que concorrem às vagas em mecânica e motores, além da calculadora, também poderão utilizar régua simples.

A prova objetiva e a redação serão realizadas no mesmo dia. O exame objetivo será sobre conhecimentos profissionais de cada área, sendo 50 questões elaboradoras de acordo com a bibliografia divulgada no edital.

 • Confira a bibliografia para a prova escrita 

A redação irá verificar a capacidade de expressão escrita do candidato, valerá 100 pontos e os aspectos considerados na correção serão:

  • Estrutura e conteúdo – 50 pontos, sendo:
    • Coesão e coerência – 30 pontos; e
    • Título e assunto – 20 pontos.
  • Expressão – 50 pontos.

O mínimo de linhas da redação é 20 e máximo é 30. Dois membros da banca avaliarão e atribuirão notas à redação, valendo como nota da prova a média dessas duas notas.

A nota final será a média das notas da prova objetiva, quem tem peso 2, e da redação. Para descobrir sua nota, o candidato precisa multiplicar a nota da prova objetiva por dois, somar com a nota da redação e dividir o valor por três.

Para a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar será realizada uma avaliação psicólogica. E os canditatos que disputam vagas da cota de negros passarão pelo processo de heteroidentificação, a fim de evitar fraudes. 

Concurso Marinha para auxiliar de praças divulga orientações para provas
(Foto: Divulgação)

Saiba quais são as próximas etapas da seleção

Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para realização dos eventos complementares, de acordo com a ordem de classificação. Confira as etapas:

  1. Verificação de dados biográficos - durante toda a seleção
  2. Inspeção de saúde - 21 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020
  3. Teste de aptidão física - 21 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020
  4. Verificação de documentos - 16 a 21 de janeiro de 2020
  5. Avaliação psicológica - 21 a 24 de janeiro de 2020
  6. Procedimento de heteroidentificação (para candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros) - 1º de abril de 2020

A verificação de dados biográficos tem como objetivo verificar se candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta. Em caso seja descoberto algum antecedente, o candidato poderá ser eliminado em qualquer momento da seleção.

Inspeção de saúde é a perícia médica que verifica se o candidato preenche os critérios e padrões médicos de aptidão para ingresso na carreira militar. E para aferir se o candidato possui os padrões físicos exigidos será realizado o teste de aptidão física, que será composto por natação e corrida.

Durante a verificação de documentos, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples (acompanhada dos originais) dos documentos listados no edital. As cópias deverão estar encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas.

Concurso Marinha teve mais de 7 mil inscritos

O concurso da Marinha para os cargos de auxiliar de praça recebeu 7.834 inscritos. O cargo de técnico de enfermagem é o mais disputado, foram 3.533 concorrentes para as 5 oporunidades, sendo uma relação de mais de 700 candidatos por vaga. Confira relação:

Especialidade Número de vagas Número de inscritos Relação de candidatos por vaga
Administração hospitalar 3 159 53
Contabilidade 10 373 37,3
Eletrônica 4 183 45,7
Enfermagem 5 3533 706,6
Estatística 6 30 5
Gráfica 7 83 11,8
Marcenaria 4 20 5
Mecânica 6 536 89,3
Metalurgia 6 66 11
Meteorologia 5 27 5,4
Motores 5 81 16,2
Processamento de dados 17 674 39,6
Química 3 279 93
Radiologia médica 5 930 186
Telecomunicações 4 86 21,5

Comentários