Concurso Marinha para Praças tem edital retificado mais uma vez

O edital do concurso para ingresso no quadro técnico do Corpo de Praças da Armada sofreu uma nova retificação nesta segunda-feira, 2.

O edital do concurso para ingresso no quadro técnico do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2019) sofreu uma nova retificação. A mudança desta vez, se refere aos quadros complementares de oficiais. A Administração Naval publicou o documento no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 2. 

 

Antes de completados cinco anos de nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha do Brasil e a transferência para os Quadros de Oficiais da Armada ou de Oficiais Fuzileiros Navais. Os que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados ex-offício do Serviço Ativo da Marinha.

Retificação refere-se aos quadros permanentes da Marinha
(Foto: Divulgação)

Os Oficiais oriundos do QC-CA e QC-FN transferidos, respectivamente, para os Quadros de Oficiais da Armada e de Oficiais Fuzileiros Navais seguirão carreira neste quadro podendo atingir o posto de Almirante de Esquadra.

Para mais informações sobre o quadro complementar de Oficiais da Marinha e esclarecimento de dúvidas o candidato deve acessar o site do SSPM.

enlightenedPrepare-se para concursos militares

Confira as próximas etapas do concurso Marinha

Todos os concorrentes ao concurso Marinha para praças da armada passarão por sete etapas. A primeira, aplicada no dia 29 de setembro, foi composta por prova escrita objetiva contará com 50 questões e uma Redação. 

Na área técnica de Eletroeletrônica, a avaliação contará com itens de Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.

Já na área técnica de mecânica, a prova trará questões de: Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.

Haverá, também, os eventos complementares. Veja as datas agendadas para cada uma:

  • Verificação de dados biográficos  até 18 de dezembro; 
  • Teste de aptidão física  até 12 de dezembro;
  • Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar  3 a 9 de dezembro;
  • Avaliação psicológica 10 a 12 de dezembro; e
  • Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração  10 de fevereiro 2020.

Publicado no fim de maio, o edital da Marinha oferece 30 vagas para terceiro-sargento, das quais 14 são para a área técnica de Eletroeletrônica e 16 para Mecânica. Todas exigem o curso de nível médio/técnico na respectiva área ou especialidade. 

A atual remuneração é de R$3.825. Os aprovados em todas as etapas serão convocados para o período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos, segunda etapa de avaliação do concurso. 

Concurso Marinha para Praças reuniu mais de 1,1 inscrições

Do quantitativo total de 1.116 inscritos no concurso Marinha para quadro técnico do Corpo de Praças da Armada, foram 588 para eletroeletrônica, que disputam 14 vagas em várias áreas. Desta forma, estão em disputa 42 candidatos por vaga.

Já para mecânica foram 528 inscritos para as 16 ofertas, somando um total de 33 candidatos por vaga. Só foi possível se inscrever na seleção candidatos do sexo masculino, com nível médio/técnico na área com oferta de vagas.

Além disso, para participar da seleção é necessário ter idade entre 18 e 25 anos, completos até 1º de janeiro de 2020.

Comentários