Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Marinha engenheiros: veja instruções para a prova de domingo

Concurso Marinha engenheiros: veja instruções para a prova de domingo

Confira instruções para a prova do concurso para Engenheiros da Marinha, que será aplicada no dia 19 de maio.

No próximo domingo, 19 de maio, serão aplicadas as provas do concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha, que oferece 54 vagas. Os candidatos devem ficar atentos ao prazo para imprimir o comprovante de inscrição com o local de realização de prova, que vai até sábado, 18, por meio da página da seleção. 

No município de Santos, em São Paulo, o endereço de aplicação foi retificado e pode ser consultado também no site da Marinha. Os portões de acesso serão abertos às 08h30 e fechados às 09h30 (horário de Brasília). 

Atenção: depois que os portões forem fechados, o limite para se apresentar na sala ou setor para identificação será até às 09h50. Os candidatos devem levar um documento de identidade original com foto. Militares também deverão apresentar a identidade militar de suas respectivas Forças.

Como fazer revisão na véspera das provas de concursos?
Como não esquecer o que estudou no dia da prova?

Para realizar o exame será permitido caneta esferográfica com corpo transparente e tinta azul ou preta; lápis e borracha. Alguns tipos de objetos não serão permitidos nos locais de prova, como:

  • eletrônicos em geral;
  • impressos e anotações;
  • relógios não analógicos e alarmes de qualquer espécie;
  • mochilas ou volumes similares;
  • óculos escuros, fones e protetores auriculares; e
  • acessórios de chapelaria em geral. 

Acesse as instruções completas no edital de convocação

(Foto: Reprodução)
Provas serão aplicadas para mais de 8 mil candidatos
(Foto: Reprodução)

Provas terão duração máxima de quatro horas

No dia 19 de maio os candidatos terão até quatro horas para realizar a prova objetiva e a redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira consistirá em 20 questões de múltipla escolha abrangendo as disciplinas do anexo V do edital do concurso. 

Para ser considerado aprovado será preciso acertar, pelo menos, 50% das questões. O exame corresponderá a 20% da nota nas provas escritos - os outros 80% serão da prova discursiva, que não é a redação. Cada questão valerá um ponto.

Véspera do concurso: o que fazer?

Na redação, será perciso alcançar, pelo menos, 50 pontos para ser aprovado. O exame consistirá em um texto dissertativo contendo de 20 a 30 linhas. Serão descontados cinco pontos por cada linha não preenchida ou preenchida em excesso. 

A próxima etapa do concurso será composta pela prova discursiva e pela tradução de texto. Essas serão aplicadas na segunda quinzena de julho, em data a ser divulgada no início do mês. Serão cinco horas de duração. 

Veja notícias sobre as carreiras militares

Concurso tem 54 vagas para engenheiros

O concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha visa o preenchimento de 54 vagas para diversas áreas, conforme o quadro no final desta matéria. Os aprovados no concurso vão ingressar na instituição como Guarda-Marinheiro com soldo inicial de R$6.993.

Depois da conclusão do curso de  formação, passam a fazer parte do Corpo de Engenheiros da Marinha na condição de Primeiro-Tenente. O ganho, então, passa a ser de R$8.245 mensais.

Confira o quadro de vagas:

Área Nº de vagas
Arquitetura e Urbanismo 2
Engenharia Cartográfica 2
Engenharia Civil 5
Engenharia de Materiais 2
Engenharia de Produção 3
Engenharia de Sistemas de Computação 3
Engenharia de Telecomunicações 3
Engenharia Elétrica 7
Engenharia Eletrônica 5
Engenharia Mecânica 11
Engenharia Mecatrônica 2
Engenharia Naval 6
Engenharia Química 3



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações