Concurso Marinha engenheiros divulga nota das provas discursivas

O concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha divulgou as notas das segunda fase, composta por provas discursivas.

Já estão disponíveis as notas e gabaritos da segunda fase do concurso Marinha para engenheiros. Nesta parte, foram aplicada provas discursivas e tradução de textos para todos os aprovados na primeira etapa.

Os exames foram aplicados no dia 21 de julho, domingo, com cinco horas de duração. no turno da manhã. Os gabaritos e as notas podem ser consultados no site de ingresso da Marinha.

Os habilitados serão convocados para as fases dos eventos complementares, compostas por:

  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Prova de Títulos (PT);
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Verificação de Documentos (VD); e
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A prova objetiva foi aplicada também no turno da manhã, mas no dia 19 de maio. Com quatro horas de duração, os candidatos tiveram que responder a 20 questões de múltipla escolha mais uma redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Concurso Marinha engenheiros divulga notas das provas da segunda fase (Foto: Divulgação)
Concurso Marinha engenheiros divulga notas das provas da segunda fase
(Foto: Divulgação)

Para ser aprovado era preciso acertar, pelo menos, 50% das questões. O exame corresponderá a 20% da nota nas provas escritos - os outros 80% serão da prova discursiva, que não é a redação. Cada questão valerá um ponto.

Concurso Marinha engenheiros oferta 54 vagas

Publicado em março, o edital do concurso da Marinha para engenheiros oferece 54 vagas para diversas áreas. Destaca-se a área de Engenharia Mecânica, com 11 vagas

Área Nº de vagas
Arquitetura e Urbanismo 2
Engenharia Cartográfica 2
Engenharia Civil 5
Engenharia de Materiais 2
Engenharia de Produção 3
Engenharia de Sistemas de Computação 3
Engenharia de Telecomunicações 3
Engenharia Elétrica 7
Engenharia Eletrônica 5
Engenharia Mecânica 11
Engenharia Mecatrônica 2
Engenharia Naval 6
Engenharia Química 3


Quem for selecionado após todas as etapas ingressará como Guarda-Marinheiro, com soldo inicial de R$6.993. No entanto, após a conclusão do curso de formação, ingressam no Corpo de Engenheiros da Marinha, na condição de Primeiro-Tenente, cujo soldo passa a ser de R$8.245. 

Com relação as notas da segunda fase, serão eliminados os candidatos que obtiverem um número de acertos inferior a 50% das questões objetivas ou discursivas; numa escala de zero a 100 obtiverem nota inferior a 50 pontos na Redação ou na Tradução de Texto.

Para o o teste de aptidão física (TAF), haverá natação e corrida. Será preciso nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos para o sexo masculino e um minuto para o sexo feminino. Além de correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para homens e 17 minutos para mulheres. 

Comentários