Concurso Marinha 2020: sai edital com 143 vagas para o Colégio Naval

A Marinha do Brasil divulgou o edital do concurso Colégio Naval 2020 com 143 vagas para candidatos com nível fundamental.

Saiu o edital do concurso Colégio Naval 2020 com oferta de 143 vagas para candidatos de nível fundamental. A Marinha do Brasil divulgou o documento com todas as regras no início da noite desta terça-feira, 10. 

Edital Colégio Naval

O Colégio Naval fica situado em Angra dos Reis, município no Sul do Estado do Rio de Janeiro. A seleção tem como objetivo recrutar alunos para a graduação posterior na Escola Naval. Os aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, ingressarão no colégio em 2021.

Podem concorrer apenas candidatos do sexo masculino, com o nível fundamental completo ou em fase de conclusão. Além disso, é preciso ter idade mínima de 15 anos e menos de 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2021.

A Marinha ainda pede que os candidatos e futuros alunos não sejam casados e nem tenham constituído união estável, permanecendo assim durante todo o curso de formação.

Resumo do concurso Colégio Naval

  • Órgão: Marinha do Brasil - Colégio Naval
  • Vagas: 143
  • Requisito: nível fundamental
  • Inscrição: 16/03 a 16/04
  • Taxa: R$65
  • Prova: 1º quinzena de julho (data a definir)
(Foto: Divulgação)
Marinha divulga edital com 143 vagas de nível fundamental
(Foto: Divulgação)


Concurso Colégio Naval abrirá inscrições na segunda, 16

As inscrições do concurso público para ingresso no Colégio Naval serão abertas na próxima segunda-feira, 16, e ficarão disponíveis até o dia 16 de abril. Os cadastros são aceitos pelo site de ingresso da Marinha.

Para participar, basta acessar o portal da instituição, pesquisar a área destinada ao edital do Colégio Naval e preencher o formulário com os principais dados para cadastro. Todas as informações prestadas são de responsabilidade do candidato.

Feito isso, é necessário imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição no valor de R$65. O valor poderá ser pago até o dia 24 de abril, em qualquer agência bancária.

Além das inscrições online, os interessados poderão se candidatar diretamente em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), cujos endereços estão listados no anexo I do edital.

Marinha aplicará várias etapas de seleção

O concurso do Colégio Naval é realizado anualmente e costuma ter o emsmo formato. Os candidatos são avaliados por meio de diversas etapas de seleção, sendo divididas em provas escritas e eventos complementares.

As provas escritas terão caráter eliminatório e classificatório, e estão agendadas para acontecer na primeira quinzena de julho, em data a ser confirmada posteriormente. Serão dois dias, divididos pelas seguintes disciplinas:

1º dia: Matemática (20) e Inglês (20); e
2º dia: Português (20), Estudos Sociais (12) , Ciências (18), e a Redação.
 

Os aprovados nessa etapa serão convocados para a realização dos eventos complementares, que serão divididos pelas seguintes fases:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso;
  • Avaliação Psicológica;
  • Verificação de Documentos; e
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A última etapa será composta pelo período de adaptação, que está previsto para 10 a 31 de janeiro de 2021. O início do curso de formação está programado para o dia 1º de fevereiro do referido ano.

O período de adaptação objetiva preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o ciclo escolar. Já no “Curso de Preparação de Aspirantes”, terão uma formação equivalente ao ensino básico em nível médio, além do Ensino Militar-Naval.

O curso é completamente gratuito e os estudantes receberão alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Quem for aprovado terá certificado de conclusão do Ensino Médio e, também, o Certificado de Reservista Naval.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas