Concurso Engenheiros Marinha terá edital em março. Confira áreas!

A Marinha deverá ter edital em março para o Corpo de Engenheiros e já divulgou quais áreas serão contempladas no próximo concurso. Confira!

Já está definido o próximo concurso que abrirá inscrições para ingresso na Marinha. Será o concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha, cujo edital está previsto para a primeira quinzena de março. As áreas que serão contempladas por essa seleção também já foram anunciadas. 

Haverá oportunidades para: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de Materiais; Mecatrônica; Engenharia de Produção; Engenharia de Sistemas; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia Civil.

O quantitativo de oportunidades que será destinado a cada uma das áreas ainda não foi confirmado. Na última seleção, a oferta foi de 64 vagas.

Poderão se candidatar homens e mulheres, com menos de 36 anos no dia 1° de janeiro de 2020. O interessado deve ser brasileiro natos e ter o ensino superior completo em uma das áreas contemplada pelo concurso.

Marinheiros
Edital do concurso deve ser publicado na primeira quinzena de março
(Foto: Divulgação)

Concurso é composto por diversas etapas de seleção

O concurso para o Corpo de Engenheiro da Marinha é composto por várias etapas. Entre elas: prova escrita (objetiva e discursiva), redação, tradução de texto, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos e provas de títulos. 

No último ano, a prova escrita foi realizada em duas fases. Na primeira os candidatos fizeram uma prova objetiva composta por 20 questões de Conhecimentos Profissionais. Nesse mesmo dia, foi feita a prova de redação. Já na segunda fase, foi aplicada a parte discursiva da prova de Conhecimentos Profissionais e uma tradução de texto.

Comece desde já sua preparação

Curso preparatório

Outra etapa muito concorrida é a dos testes de aptidão física. Em 2018, os concorrentes foram submetidos às seguintes prova: 

  • Natação -  nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos para o sexo masculino e  um minuto para o sexo feminino; 
  • Corrida -  correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para o sexo masculino e 17 minutos para o sexo feminino. 

As provas foram realizadas em dois dias não consecutivos. Em cada prova era permito executar duas tentativas, em dias subsequentes.

 Como ingressar na Marinha do Brasil? Veja a lista de concursos!

Os aprovados nessas etapas passam, ainda, por um Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração de 39 semanas. Após o curso, os alunos são nomeados primeiro-tenente e passam a receber uma remuneração de R$11 mil. O valor já conta com benefícios e ajuda de custo para uniformes, alimentação, assistência médico-hospitalar, psicológica e religiosa.

Marinha: análise da prova de engenheiros 



Comentários