Versão nova do site ativada

Concurso ITA: sai edital com 150 vagas para formação de engenheiros

O edital do concurso ITA para a formação de engenheiros foi publicado com oferta de 150 vagas no Diário Oficial da União.

31/07/2020 12:11 | Atualizado: 03/08/2020 11:53

Por: Mateus Jose

31/07/2020 12:11 | Atualizado: 03/08/2020 11:53 - Por: Mateus Jose

Foi publicado nesta sexta-feira, 31, o edital do concurso ITA 2021. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica tem como objetivo prover alunos para a formação de engenheiros no próximo ano. As instruções normativas e todo o regulamento constam no Diário Oficial da União.

Em breve, o edital completo será publicado no site vestibular ITA , com todos os anexos. A oferta é de 150 vagas, como já antecipado por FOLHA DIRIGIDA.

Edital

O que é preciso para participar?

Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

Podem participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.

De acordo com o edital, o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.

"Em decorrência da pandemia da COVID-19, que alterou a carga horária e o planejamento escolar dos alunos do ensino médio de todo o país, o candidato aprovado no Vestibular 2021 do ITA, que estiver cursando o ensino médio referente ao ano de 2020, terá até o primeiro dia do ano letivo de 2021 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para apresentar seu certificado de conclusão do ensino médio, a fim de cumprir o requisito insculpido no item 3.1, alínea "c" deste Edital", informa o ITA.

Concurso ITA tem vagas em várias áreas

Na portaria de autorização, o instituto já havia confirmado a distribuição das 150 vagas confirmadas. Foram fixadas para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no ano de 2021, as seguintes oportunidades:

  • Engenharia Aeronáutica - 24 vagas;
  • Engenharia Eletrônica - 26 vagas;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica - 26 vagas;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica - 24 vagas;
  • Engenharia de Computação: 24 vagas; e
  • Engenharia Aeroespacial - 26 vagas.

Além disso, fica estabelecido que 119 dessas oportunidades serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão. As demais 31 ficam para aprovados optantes.

(Foto: Jorge Gripp)
Concurso ITA tem edital publicado para 150 vagas de engenheiro
(Foto: Jorge Gripp)

Concurso ITA receberá inscrições até setembro

Conforme antecipou o ITA em abril e já consta no site do vestibular, as inscrições serão recebidas a partir deste sábado, 1º de agosto. Os cadastros poderão ser realizados até o dia 15 de setembro, pelo  site vestibular ITA .

O primeiro passo é preencher o formulário com os principais dados, compreendendo que todos eles devem estar atualizados, pois precisarão ser comprovados posteriormente.

Em seguida, é preciso imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição, no valor de R$150, fixado a todos os candidatos. O valor é pago via Guia de Recolhimento da União (GRU).

    A graduação em Engenharia no ITA tem duração total de cinco anos e será dividida da seguinte forma: 

    • Dois anos de curso fundamental comum a todos 
    • Três anos de curso profissional em uma das habilitações 

    A graduação ocorre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediada em São José dos Campos, São Paulo. Os alunos que comprovarem baixa renda podem receber isenção de pagamento da hospedagem. No entanto, estes prestarão serviços voluntários de caráter acadêmico ou social no ITA.

    Botão com link para curso de preparação

    Concurso ITA terá três fases em dias distintos

    O concurso ITA terá diversas etapas de seleção, sendo elas divididas em três fases. Dessa, duas são provas escritas e uma inspeção de saúde. As provas estão agendadas para acontecerem no dia 20 de novembro (1ª fase), 8 e 9 de dezembro (2ª fase).

    A terceira e última fase são os exames de saúde.

    As provas ocorrerão nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

    No primeiro exame, marcado para 20 de novembro, serão cobradas questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

    Já no segundo exame, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, serão cobradas questões dissertativas de Matemática, Física e Química, além de uma redação.

    A última etapa é o exame de saúde, que ainda não tem data definida. Para essa fase, vale ressaltar que os que não comparecerem serão desclassificados do concurso.

    Resumo concurso ITA 2021

    • Órgão: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
    • Vagas: 150
    • Requisitos: brasileiro nato, ensino médio completo e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso
    • Inscrições: 1º de agosto a 15 de setembro
    • Taxa: R$150
    • Prova objetiva: 20 de novembro
    • Prova discursiva: 8 e 9 de dezembro

    Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

    ✔ E-books 
    ✔ Provas para download
    ✔ Artigos sobre concursos
    ✔ Editais verticalizados
    ✔ Vídeos com dicas

    Newsletter

    Quer receber novidades sobre concursos?

    Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

    E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

    Sobre o concurso

    Não informado
    Não informado
    Não informado
    Não informado

    Preparação