Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Psicóloga destaca importância do pensamento positivo e apoio da família

A expectativa é grande, a ansiedade enorme e o desejo de conseguir a sonhada vaga no INSS maior que tudo isso. O concurso para a autarquia federal, a partir do pedido das vagas, atraiu milhares de candidatos, que intensificaram a preparação desde cedo. Mas como tomar cuidado para que o fator psicológico não atrapalhe meses ou até anos de estudo? A psicóloga da EFisica, Danielle Prazim, explica.O INSS oferece 950 vagas, sendo 800 de técnico do seguro social (nível médio completo e remuneração de R$5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social, com ganhos de R$7.954,09).

A expectativa é grande, a ansiedade enorme e o desejo de conseguir a sonhada vaga no INSS maior que tudo isso. O concurso para a autarquia federal, a partir do pedido das vagas, atraiu milhares de candidatos, que intensificaram a preparação desde cedo. Mas como tomar cuidado para que o fator psicológico não atrapalhe meses ou até anos de estudo? A psicóloga da EFisica, Danielle Prazim, explica que algumas atividades cotidianas, além da ajuda da família, podem contribuir para um desempenho. "É importante, em nível psicológico, que o candidato evite divergência ou atritos nos dias que antecedem a prova para não gerar estresse e consequentemente uma desestabilidade emocional. É interessante ainda que o candidato mantenha seus pensamentos voltados a atividades que goste ou proporcione prazer. Além disso, é imprescindível que o concorrente se informe sobre o local de prova, meio de transporte e acesso para que nenhum imprevisto aconteça e possa vir a atrapalhar."

Leia também:

 

A psicóloga orienta ainda que os candidatos estejam em condições funcionais adequadas. Entre elas, há a necessidade de uma boa alimentação, de evitar bebidas alcoólicas e de ter boas noites de sono. A família, segundo Danielle Prazim, também tem papel fundamental nesse processo. "O apoio de amigos e familiares é muito importante, pois traz segurança e fortalece a autoconfiança e a autoestima. Por mais que o candidato tenha se preparado, palavras negativas de pessoas próximas podem desestabilizar e desmotivar. É interessante que a família e os amigos fortaleçam por meio de palavras positivas de ânimo e, acima de tudo, de respeito para dar mais segurança." Se as palavras positivas de amigos e familiares ajudam, o pensamento positivo também pode ser decisivo. Segundo Danielle Prazim, prezar por isso significa fortalecer a autoconfiança e a autoestima.

"Para algumas pessoas manter o pensamento positivo é um pouco mais difícil devido toda ansiedade, expectativas, dúvidas e receio de frustrações, mas pensamentos positivos fortalecem a autoconfiança e autoestima, enquanto os negativos e de fracasso deterioram sua segurança. Por meio da lei da atração podemos perceber uma correlação entre o que você pensa e fala e o que você obtém. Portanto é de extrema importância pensamento positivo para que este sentimento gere uma energia que direcione os pensamentos e foque sobre o que você quer." A psicóloga finaliza destacando que o alto número de inscritos na disputa (parcial de mais de 1 milhão) não deve assustar. "Acredito que cada um tem seu potencial e precisa ter consciência disso. Neste momento, a autoestima e a confiança precisam estar bem trabalhadas. O foco não pode ser a quantidade depessoas e sim em você mesmo."


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações