Como começar a estudar para o INSS - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como começar a estudar para o INSS

Como começar a estudar para o INSS

Como começar a estudar para o INSS? 1º passo é ter um planejamento. Mas é só o começo. Confira as dicas de preparação emocional.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, recentemente, que o Ministério da Economia autorize o concurso INSS. Você lembra dessa notícia? Enquanto o concurso não é autorizado, os concurseiros buscam as melhores formas de começar (ou continuar) a estudar para o INSS.

Para quem tem como objetivo ingressar como servidor público nesse órgão, a ansiedade aumenta exponencialmente com cada nova notícia que é publicada. Mas é justamente isso que você precisa ter controle se vai começar sua preparação para esse concurso. 

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

Ansioso para o concurso do INSS? Saiba como dar o primeiro passo e começar a estudar (Imagem: Pexels)
Ansioso para o concurso do INSS? Saiba como dar o primeiro
passo e começar a estudar (Imagem: Pexels)

E por que a ansiedade deve preocupar um concurseiro?

Segundo Celina Chen e Lívia Cavalcante, que atuam como coach e são especialistas em preparação emocional, esse estado de ansiedade pode afetar o seu desempenho como estudante para concurso público.

Muitos concurseiros negligenciam essa condição. Aquele branco na hora da prova, dificuldade de concentrar na hora de estudar, são respaldos disso tudo. As especialistas em preparação emocional separaram oito pontos de quem sofre com ansiedade aparenta. Será que você tem algum deles?

Consequências da ansiedade:

1- Dificuldade de concentração
2- Dificuldade de pegar no sono e dormir
3- Incapacidade de lidar com as dificuldades
4- Irritabilidade constante
5- Pensamento frequente de perigo
6- Pensamentos frequentes de coisas negativas
7- Preocupação frequente
8- Sentir-se tenso

Caso você tenha identificado algum desses pontos na sua rotina diária ligue o alertaenlightened. Mas calma, não precisa ficar mais ansioso. As coaches explicam que a ansiedade até um certo ponto tem seus benefícios.

De acordo com a Celina Chen, existe uma Curva da Ansiedade que inclui um linear ideal. E o que isso quer dizer? 

Simples: quando comparamos eficiência de desempenho x nível de ansiedade, é preciso ter um ponto de equilíbrio entre esses dois fatores para que a ansiedade ajude você a ser mais responsável e proativo em suas tarefas. Aquele senso de urgência e a cobrança pessoal de forma saudável para estudar.

A coach Celina, por exemplo, fez os concursos de analista e técnico para o INSS e foi aprovada. Inclusive, foi servidora do INSS por quase dez anos. Anteriormente, também teve aprovação no TRT.

yes Como estudar sozinho para o INSS?

Com essa experiência, a coach explica que na época para ela não importava o concurso. O objetivo dela não era claro, apenas queria passar em qualquer concurso público para conseguir a tão sonhada estabilidade de um cargo de servidor.

Porém, isso é um pensamento ruim? Não. Entretanto, você precisa ter uma estratégia e não procurar "fazer por fazer" qualquer concurso. 

Planejamento é o 1º passo para começar a estudar

O destaque da coach Lívia é que muitas pessoas acabam comprando assinaturas e pagando vários cursos preparatórios sem fazer um planejamento prévio. Analisando esse contexto, voltamos para a questão da ansiedade. Afinal, você viverá em um constante estado de ansiedade de “fight or flight” (Luta ou fuga). 

O resultado disso: qualquer concurso que abrir você irá partir para fazer, sem preparar um plano de estudo, sem saber em quais matérias você possui um maior conhecimento.

yes Estudando para o Concurso INSS? Veja dicas!

Segundo Celina Chen, todo concurseiro que decide seguir na carreira pública deve seguir alguns alicerces para ter uma jornada equilibrada.

Os 8 fundamentos para uma caminhada sólida como concurseiro são:

1- Objetivo claro
2- Plano de estudo
3- Controle das emoções
4- Atividade física 
5- Prática de melhoria de performance – Mindfulness
6- Sono
7- Agenda
8- Rotinas de excelência para uma vida produtiva

Coloque esses pontos em prática e experimente para ver as diferenças. O resultado será uma preparação mais sólida, administração correta da sua ansiedade e, esperamos, a sua aprovação.

Não espere por notícias de autorização, aprovação. Não dependa do número de vagas ou que alguém fale para você qual concurso você deve fazer. Quem guia o seu caminho e decide o seu futuro é você mesmo. 




Comentários