Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Após virar prioridade, concurso INSS avança no Planejamento

Após virar prioridade, concurso INSS avança no Planejamento

O concurso INSS teve avanço no Ministério do Planejamento após ter entrado para a lista de prioridades da pasta para este ano.

Boa notícia para quem está ansioso pelo concurso INSS: após um mês sendo analisado na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento, o pedido de vagas do Instituto Nacional do Seguro Social voltou a avançar na pasta. Desde sexta, 13, a solicitação está na Coordenação-Geral de Benefícios Previdenciários. 

A movimentação acontece logo após o Planejamento ter informado que o concurso INSS está na lista de prioridades do governo para este ano. A revelação foi feita pela pasta em reunião com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). O Planejamento justifica tal prioridade no caos que vivem as agências da Previdência.

•  Como estudar Direito Previdenciário para o Concurso INSS

A pasta só não precisou ainda quando concederá a autorização, tendo em vista que antes do INSS estão os concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como o provimento dos aprovados no concurso do Mapa. A expectativa é que uma autorização aconteça após expirar a validade do último concurso do instituto, em agosto.

Confira curso online para o INSS

Déficit é preocupante sem o concurso INSS

Concurso INSS tem avanço no Ministério do Planejamento (Foto: Divulgação)
Concurso INSS tem avanço no Ministério
do Planejamento (Foto: Divulgação)
Sem a realização do concurso INSS, o déficit de pessoal é preocupante nas agências da Previdência. No total, faltam 8.905 servidores nas unidades, segundo nota técnica do INSS, encaminhada ao Planejamento no ano passado.
 

O número mais preocupante está no cargo de técnico. Em agências contempladas no concurso de 2015, a necessidade é de 1.623 técnicos, sem contar os servidores com abono de permanência, que, em caso de aposentadoria, deixarão as unidades com carência de 2.745 servidores desse cargo.

Concurso INSS: saiba mais sobre as rotinas do técnico e do analista
 
Em agências que não foram contempladas na última seleção do INSS o déficit é de 4.245 técnicos, também sem contar as aposentadorias previstas. Se elas forem confirmadas, a necessidade chega a 6.160.

Isso mostra que um novo concurso precisa ser realizado, independentemente do de 2015 estar válido. O que preocupa é a previsão de aposentadorias. Também segundo a nota técnica, apenas em 2017 1.535 técnicos deixaram o órgão por motivos de aposentadoria (1.402), exonerações (63) e demissões ou óbitos (70). Segundo o instituto, isso representa acréscimo de 50% no número de evasões em comparação com os anos anteriores. 

O cenário de pessoal dos analistas do seguro social também é preocupante, conforme demonstrado na nota técnica do INSS. Segundo o documento, 561 servidores de nível superior deixaram o INSS nos últimos quatro anos, sendo 158 em 2017. O órgão destaca ainda que das 1.613 agências existentes, 321 apresentam quadro de pessoal de 50% a 100% de servidores com requisitos de aposentadoria.
 
No caso dos peritos a situação não é diferente. Apenas este ano 176 deixaram o INSS, somando 1.636 saídas desde 2012. O déficit atual, segundo o INSS, é de 1.947 peritos médicos. A necessidade, porém, poderá piorar nos próximos meses, já que 199 peritos estão em abono de permanência, podendo se aposentar a qualquer momento. O déficit chegará, portanto, a 2.146.

Concurso INSS: instituto reforça necessidade por meio de ofício



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Em ação, DPU alerta para necessidade de reposições

O INSS possui aliados na luta pela autorização do concurso. Além do Tribunal de Contas da União (TCU), que em acórdão, alerta para a necessidade de concursos periódicos no instituto, a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou, na Justiça Federal, um pedido de tutela de urgência perante INSS, com o objetivo de atenuar as dificuldades no atendimento da população. 
 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações