Versão nova do site ativada

Concurso IFRJ terá novo edital de técnico-administrativo e professor

Um novo concurso IFRJ para cargos de técnico-administrativos e professores está com preparativos em andamento, como a escolha da banca.

27/05/2020 15:40 | Atualizado: 01/06/2020 15:04

27/05/2020 15:40 | Atualizado: 01/06/2020 15:04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro iniciou os preparativos de novo concurso IFRJ para técnico-administrativos e professores. A oferta será para os níveis médio e superior, com expectativa de 25 mil inscritos.

Desse total, 5 mil são esperados para carreira de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. E os demais 20 mil candidatos para cargos da área de apoio. Os dados constam no termo de referência da seleção , ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso e funciona como um espelho para o edital.

Segundo o termo de referência, todos os candidatos a técnico-administrativo serão avaliados por provas objetivas com 50 questões. As perguntas serão sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação e Ética, Informática (só nível médio) e Conhecimentos Específicos.

Apenas os aprovados de nível superior ainda serão submetidos a avaliação de títulos. Já os inscritos no concurso IFRJ para professor passarão por até quatro etapas: prova discursiva, prova de desempenho, prova prática e prova de títulos.

Os trâmites para o concurso estão em andamento. O processo de escolha da banca organizadora do concurso, por exemplo, já foi aberto. Desde terça-feira, 26, as bancas podem enviar suas propostas para ficar à frente das seleções.

IFRJ Campus Rio de Janeiro
IFRJ anuncia abertura de novo concurso para área de apoio e
docentes (Foto: Divulgação)


A análise dos valores será feita a partir de 8 de junho por meio de pregão eletrônico. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União.

Atualização: A data do pregão eletrônico foi remarcada para 15 de junho.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do IFRJ para questionar sobre o prazo para o edital, salários, número de vagas e áreas contempladas. Confira a nota enviada à reportagem sobre o processo de escolha da banca:

"Todos os anos a Diretoria Adjunta de Acesso, Concursos e Processos Seletivos do IFRJ contrata esses serviços para o ingresso de discentes, como havia a possibilidade de concurso público, o setor responsável resolveu incluí-lo, visto ser a melhor forma para uma realização segura e com tranquilidade do certame, caso autorizado. Informamos que, até o momento, o IFRJ não recebeu autorização para abertura de Concurso Público".

O IFRJ tem o costume de contratar os aprovados em concursos pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia no cargo.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo concurso IFRJ 2020

  • Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Cargos: técnico-administrativo e professores
  • Vagas: não reveladas
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Salários: não informados
  • Banca: em definição
     

Últimos concursos IFRJ para área de apoio e professores

Os últimos concursos do IFRJ para técnico-administrativos e professores foram realizados em 2016. Os editais trouxeram 81 vagas, sendo nove para área de apoio e 72 para docentes. Tais oportunidades foram para os níveis médio, técnico e superior. As remunerações, na época, chegaram a R$9,5 mil. 

Para técnico-administrativos, as chances foram para os cargos de técnico de laboratório, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e tecnólogo da área de Audiovisual e Multimeios.

Já para os docentes, as áreas contempladas foram Administração, Gestão Pública, Contabilidade, Direito, Português, Matemática, Inglês, Química, entre outras. A banca organizadora foi a Fundação Cefet Minas.

Os candidatos da área de apoio foram avaliados por meio de prova objetiva com 50 questões. Enquanto os inscritos ao cargo de professor foram submetidos a avaliações objetivas, discursiva, didática e de títulos.

O concurso IFRJ ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por igual período. Enquanto o resultado final das seleções estiver válido, o instituto poderá convocar os aprovados para suprir as necessidades por novos servidores a partir de aposentadorias, mortes e exonerações.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

IFRJ - 2020 - Professores e técnico-administrativos

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação