Concurso IFRJ remarca data para escolha da banca organizadora

A escolha da banca organizadora do novo concurso IFRJ para área de apoio e professores será iniciada no próximo dia 15 de julho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro remarcou a data inicial para escolha da banca organizadora do concurso IFRJ. O pregão eletrônico, previsto para 8 de junho, foi remarcado para o dia 15 deste mês.

A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 1º. As bancas interessadas em organizar a seleção já podem enviar suas propostas. A instituição contratada também será responsável por operacionalizar o vestibular para ingresso de alunos. 

O concurso do IFRJ para servidores será para cargos técnico-administrativo e professores. A oferta será para os níveis médio e superior, com expectativa por 25 mil inscritos.

Desse quantitativo, 5 mil candidatos são esperados para carreira de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Os demais 20 mil são para cargos da área de apoio.

As informações constam no termo de referência do concurso, que funciona como um espelho para o edital, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso.

IFRJ Campus de Resende
IFRJ prepara novo concurso para técnico-administrativos e professores
(Foto: Prefeitura de Resende)

 

O prazo para abertura da seleção, salários, número de vagas e áreas ainda não foram informados. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do IFRJ para questionar sobre esses detalhes.

Em nota, o setor respondeu que “como havia a possibilidade de concurso público, o setor responsável resolveu incluí-lo (na licitação), visto ser a melhor forma para uma realização segura e com tranquilidade do certame, caso autorizado. Informamos que, até o momento, o IFRJ não recebeu autorização para abertura de concurso público".

Já o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ, João Gilberto Carvalho, revelou à FOLHA DIRIGIDA que, no momento, não há nada definido quanto a cargos e outros áreas. “Assim sendo, creio que daqui a alguns meses teremos notícias concretas”, disse.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!
+ Concurso IFRJ terá novo edital de técnico-administrativo e professor

Resumo concurso IFRJ 2020

  • Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Cargos: técnico-administrativo e professores
  • Vagas: não reveladas
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Salários: não informados
  • Banca: em definição

Novo concurso IFRJ já tem estrutura definida

De acordo com o termo de referência, o concurso IFRJ para técnico-administrativos será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos.

Ao todo, serão cobradas 50 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação e Ética, Informática (só nível médio) e Conhecimentos Específicos.

Somente os classificados aos cargos de nível superior ainda serão submetidos a avaliação de títulos. Já os inscritos a seleção de professor passarão por até quatro fases: prova discursiva, prova de desempenho, prova prática e prova de títulos.

O IFRJ costuma contratar os aprovados em concursos pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia no cargo.

Os últimos concursos do IFRJ para área de apoio e docência ocorreram em 2016. Os editais tiveram a oferta de 81 vagas, sendo nove para área de apoio e 72 para docentes. Tais chances foram para os níveis médio, técnico e superior. As remunerações, na época, chegaram a R$9,5 mil. 

Para técnico-administrativos, as oportunidades foram para as carreiras de técnico de laboratório, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e tecnólogo da área de Audiovisual e Multimeios.

Já para os docentes, as áreas foram Administração, Gestão Pública, Contabilidade, Direito, Português, Matemática, Inglês, Química, entre outras. A banca organizadora foi a Fundação Cefet Minas.

Os candidatos da área de apoio foram avaliados por meio de prova objetiva com 50 questões. Enquanto os participantes ao cargo de professor foram submetidos a avaliações objetivas, discursiva, didática e de títulos.

O concurso IFRJ ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por igual período. Enquanto o resultado final das seleções estiver válido, o instituto poderá chamar os aprovados para suprir as necessidades por novos servidores a partir de aposentadorias, mortes e exonerações.