Concurso IBGE: sai novo edital com vagas para recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou um novo edital de processo seletivo para recenseador, de nível fundamental.

Foi publicado nesta quarta-feira, 16, um novo edital do concurso IBGE para temporários. O Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística oferta 27 vagas para a função de recenseador, que exige o nível fundamental. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

Edital de abertura

De acordo com o edital, o referido processo seletivo visa a contratar por tempo determinado, para a realização do Censo Experimental 2019, que ocorre em Poços de Caldas, Minas Gerais. As inscrições serão feitas presencialmente.

O requisito principal é ter o nível fundamental completo. A remuneração é formada por produção, calculada por setor censitário, de acordo com a taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

(Foto: Divulgação/IBGE)
IBGE contratará novos recenseadores para o Censo Experimental 2019
(Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

Este novo processo seletivo tem o objetivo de preencher 27 vagas e será uma continuidade da seleção realizada no início do ano, edital 1/2019. O objetivo é suprir vagas em função de candidatos aprovados em número insuficiente e/ou listagem de candidatos aprovados esgotada.

IBGE receberá inscrições até o dia 22 de outubro

Para concorrer a essa nova oportunidade, os candidatos devem ficar atentos ao calendário. De acordo com o edital, as inscrições foram abertas às 8h desta quarta-feira,16, e ficam disponíveis até as 17h do dia 22, também de outubro.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente. É necessário comparecer ao Posto de Inscrição do IBGE, em Poços de Caldas (Rua Rio de Janeiro, sala 314, 307, Centro, Poços de Caldas, MInas Gerais).

Para este segundo processo seletivo de recenseador não será cobrada taxa de inscrição, diferentemente do primeiro, quando os concorrentes tiveram que pagar R$25.

Processo seletivo ocorrerá por análise de títulos

Os candidatos ao concurso de recenseador do IBGE com 27 vagas temporárias serão avaliados, desta vez, por meio de prova de títulos, apenas classificatória.

De acordo com o edital de abertura, a análise de títulos valerá até dez pontos. A tabela completa consta no anexo II, onde informa que as pontuações das diferentes titulações não serão acumulativas.

A divulgação do resultado preliminar da análise de títulos e do resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional está previsto para o dia 24 de outubro, cabendo recurso até o dia 29, também de outubro.

A convocação do recenseador para treinamento será a partir do dia 1º de novembro. A previsão, segundo o edital, é que os contratos tenham duração de até dois meses. Tal prazo poderá, ainda, ser prorrogado de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas

Comentários