Versão nova do site ativada

Concurso IBGE: Planejamento diz que contratações só por novo edital

Em reunião, Planejamento afirma que novos servidores para o IBGE só por novo concurso. Pedido para 1.800 vagas aguarda autorização.

24/05/2018 15:33

24/05/2018 15:33

A possibilidade de um novo concurso IBGE foi mais uma vez discutida com o Ministério do Planejamento em reunião. O encontro aconteceu na terça-feira, 22, e contou com a presença do Diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, no Planejamento, Paulo de Tarso Campolina, além de representantes da Direção do IBGE e da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge). 

Na reunião, ao abordar a contratação de servidores para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Planejamento entendeu que só será possível mesmo por novo concurso, já que o prazo da última seleção do IBGE encerra-se agora no fim de maio. Conforme nota divulgada pela Assibge, o Ministério do Planejamento considera inviável a convocação dos excedentes da última seleçao, em função do curto espaço de tempo.

Concurso IBGE  (Foto:Leandro Santos, do Maranhão)
Concurso IBGE aguarda autorização para 1.800 vagas
(Foto: IBGE/  Leandro Santos)

Por isso, segundo Campolina a gestão entende que, nestes casos, é mais adequada a realização de um novo concurso, para colocar ao dispor da administração os que obtiverem os melhores resultados nas provas.

. IBGE finaliza edital de remoção

Autorização das 1.800 vagas depende de orçamento

O pedido de 1.800 vagas a serem preenchidas por um novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda aguarda o aval do Planejamento. O cenário, no entanto, está complicado para novas contratações, pois a previsão de valores na Lei Orçamentária Anual para concursos está cada vez menor.

Acesse curso completo para concurso IBGE
acesse o curso

Baixe apostila com 1.000 testes de Português

Acesse o teste

De acordo com a coordenadora de carreiras do IBGE, que já trabalhou na área de concursos, os órgãos públicos fazem os seus pedidos e o governo define quantas vagas vai incluir na LOA. Depois que a solicitação for aprovada, os órgãos disputam os as vagas junto às instâncias de governo, o que significa que isso só ocorreria mais para o final do ano.

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

IBGE - 2020 - Médio e superior

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado