Concurso IBGE com 209 vagas é retificado e altera cronograma

O cronograma do concurso do IBGE foi retificado e o resultado final será divulgado em 23 de agosto. Mudanças também nas convocações.

O edital do concurso IBGE com 209 vagas foi retificado novamente. A mudança agora foi no cronograma da seleção, com alterações na data do resultado final, contratações e convocações dos aprovados.

De acordo com o novo calendário, o resultado final do concurso será divulgado em 23 de agosto, no mesmo mês que será aplicada a prova objetiva. Antes no mesmo período, agora as convocações e contratações foram divididas em:

  • Contratação ACM e ACS - 26 a 28 de agosto; e
  • Convocação do recenseador para o treinamento - 16 a 20 de setembro.

Na última semana, foi divulgado o número de inscritos dessa seleção. A homologação das inscrições foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), banca organizadora. Ao todo, foram 1.760 candidaturas confirmadas.

Concurso IBGE altera cronograma (Foto: Leandro Santos do Maranhão)
Concurso IBGE altera cronograma (Foto: Leandro Santos do Maranhão)

IBGE terá provas em agosto

As provas objetivas do concurso para o Censo Experimental serão aplicadas para todos os candidatos. As estruturas serão diferentes para cada nível de escolaridade, sendo:

Recenseador - 50 questões:

  • Língua Portuguesa (15 questões)
  • Matemática (15);
  • Conhecimentos Técnicos (20).

►Baixe simulado para recenseador!

Agentes censitários - 60 questões:

  • Língua Portuguesa (15 questões);
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo (dez);
  • Conhecimentos Técnicos (dez);
  • Noções de Administração e Situações Gerenciais (25).

Inicie os estudos para os concursos do IBGE 2019!
Prepare-se para os concursos do IBGE

Antes, o exame estava agendado para o dia 21 de julho, mas foi alterado para 4 de agosto, de acordo com recente retificação. A aplicação acontecerá no turno da tarde, de 13h às 17h, no município de Poços de Caldas, a 468 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O exame terá duração de quatro horas. 

Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 30% dos pontos da prova objetiva. Os candidatos ainda não poderão obter nota igual a zero em nenhuma das disciplinas. 

Confira abaixo o tempo de contrato e a remuneração oferecida para cada cargo:

Agente Censitário Municipal - ACM até 6 meses Nível médio R$2.100
Agente Censitário Supervisor - ACS até 6 meses Nível médio R$1.700
Recenseador até 2 meses Nível fundamental Por produção*


O edital do concurso foi publicado em maio. Para agente, a classificação final se dará segundo a ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva, enquanto que para o recenseador, a classificação na prova objetiva ocorrerá dentro do número de vagas ofertado. 



Comentários