Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso deve ter grande número de inscritos

A Fundação Cesgranrio (organizadora) ainda não liberou uma parcial de inscritos no concurso para contratação de 7.825 temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas certamente a seleção deve ter reunido um grande número de candidatos.

A Fundação Cesgranrio (organizadora) ainda não liberou uma parcial de inscritos no concurso para contratação de 7.825 temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas certamente a seleção deve ter reunido um grande número de candidatos. A expectativa é de que essa informação seja divulgada em breve. Já o cartão de confirmação de inscrição será divulgado no dia 17 de março, no site da Cesgranrio. No dia 23 do mesmo mês s candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas. A avaliação será composta por 60 questões, para todos os cargos.

O professor de Português da Academia do Concurso, Robson Moraes, indica que os candidatos ao cargo de agente de pesquisa e mapeamento, que deverá reunir o maior número de inscritos, estudem por provas anteriores, com um grande enfoque nos textos. "As provas da Cesgranrio costumam ser muito textuais, com muita interpretação. Indico que os candidatos peguem as cinco últimas provas e analisem o que está sendo cobrado, os textos que caem com frequência, o estilo do texto", diz. Para o professor, alguns escritores têm chance de serem cobrados. "A Cesgranrio gosta de Carlos Drummond de Andrade e Luis Fernando Veríssimo, com utilização de textos com bastante ironia. O candidato deve tomar cuidado com isso", declara.

Os candidatos ao cargo de agente de pesquisa e mapeamento serão submetidos a perguntas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e Conhecimentos Gerais. Já os concorrentes a agente de pesquisa por telefone responderão a questões de Português, conhecimentos Gerais e Raciocínio Lógico. No caso de supervisor, o conteúdo é de Língua Portuguesa, Conhecimento Específico e Noções de Administração/Situações Gerenciais. Para os três cargos, serão eliminados os candidatos que não acertarem, no mínimo, uma questão de cada disciplina ou obtiverem aproveitamento inferior a 30% do total de pontos.

Já para analista em geoprocessamento, as questões serão de Português, Raciocínio Lógico Quantitativo e Conhecimentos Específicos. Será eliminado o candidato que não acertar, pelo menos, uma questão de Língua Portuguesa e uma de Raciocínio Lógico, ou obtiver aproveitamento inferior a 40% do total de pontos da prova objetiva, ou obtiver aproveitamento inferior a 20% do total de pontos da disciplina de Conhecimentos Específicos.

Serviço
Cartão de confirmação de inscrição: www.cesgranrio.org.br

Comentários