Perguntas e respostas sobre o próximo concurso IBGE 2019

O IBGE tem expectativa de novo concurso, com vagas de técnico e analista. Confira como é a contratação, a prova, os benefícios e mais!

A próxima seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma das mais aguardadas pelos concurseiros. De nível nacional, o concurso IBGE promete ter um alto número de candidatos.

Mas será que os futuros candidatos conhecem o IBGE? Para esclarecer as principais dúvidas, FOLHA DIRIGIDA separou nove perguntas feitas pelos candidatos e traz as respostas.

O IBGE é autarquia ou fundação pública?

O Instituto é uma entidade da administração pública federal, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais. Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por:

  • 27 Unidades Estaduais (26 nas capitais dos estados e uma no Distrito Federal);
  • 27 Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e uma no Distrito Federal);
  • 583 Agências de Coleta de dados nos principais municípios.
Concurso IBGE (Foto: Divulgação)
Novo pedido de concurso IBGE será feito em 2019 (Foto: Divulgação)

A forma de contratação é CLT ou Estatutário?

Os servidores IBGE são selecionados por concursos públicos, que aplicam a contratação pelo regime estatutário. Esse regime assegura a estabilidade, possui leis específicas com direitos, obrigações e regime disciplinar do servidor público. O Regime Jurídico Único na forma estatutária é encontrado dentro da Administração Pública direta (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), autarquias e fundações públicas.

Porém, o IBGE realiza ainda contratações temporárias por processos seletivos. Nesses casos, os profissionais são regidos pela CLT. O Regime Jurídico Celetista é encontrado nas empresas públicas e sociedades de economia mista.

"Este é o regime contratual, ou seja, regido pela CLT por um contrato de trabalho. A diferença entre o estatutário e o celetista é que o primeiro é legal, com uma lei específica, e o outro é contratual", explicou o professor Alexandre Prado.

O IBGE é federal ou estadual?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é uma entidade federal e sua atuação se dá a nível nacional.

Ibope ou IBGE?

Essa dúvida já surgiu na sua cabeça? Será que um tem uma coisa a ver com o outro? A resposta é não. O ibope é uma empresa privada, que também atua com divesos tipos de pesquisas.

O IBGE, por sua vez, é uma entidade pública, subordinada ao Governo Federal. Suas pesquisas são voltadas para informações sociais, demográficas e econômicas, necessárias ao país.

Quantas vagas para o próximo concurso IBGE? 

A expectativa é que sejam preenchidas 1.800 vagas. Esperando autorização desde 2017, o IBGE já confirmou à FOLHA DIRIGIDA  que enviará um novo pedido de concurso ao Ministério da Economia. Os cargos são técnico e analista, para níveis médio e superior, respectivamente. 

Acesse curso preparatório para o IBGE

Curso preparatório IBGE 

O edital sairá este ano?

Para que o edital saia, o concurso do IBGE precisa ser autorizado pelo Planejamento, atualmente vinculado ao Ministério da Economia. Com um alto déficit e se preparando para realizar um Censo ano que vem, o Instituto precisa repor urgente seu quadro. Por isso, a expectativa é que o edital seja publicado em 2019. 

Qual é a organizadora responsável pelo concurso?

A banca organizadora ainda não foi definida. É esperado que os procedimentos para a escolha da banca comecem depois da autorização para o concurso. Na seleção anterior, feita em 2015, a empresa responsável foi a fundação Getulio Vargas.

Como é a prova do concurso IBGE?

No último concurso do IBGE, as provas tiveram 60 questões para o cargo de técnico, nível médio, e 70 para analista, de nível superior. 

Para técnico, as diciplinas cobradas e suas distribuições foram:

Disciplinas Questões
Língua Portuguesa 20
Geografia  15
Matemática 15
Conhecimentos sobre o IBGE 10
Total 60


Já para analista foram 70 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico Quantitativo) e Conhecimentos Específicos. O número de questões por disciplina variava. 

⇒ Confira quais conteúdos priorizar para a prova de Geografia do IBGE 

Quais os benefícios oferecidos pelo IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística oferece aos seus servidores benefícios como auxílio-alimentação no valor de R$458 (valor referente a 2018). Poderão ser concedidos também assistência à saúde (médica e odontológica), opcional ao servidor e aos seus dependentes e gratificação por qualificação e desempenho.

Veja entrevista com o coordenador de RH do IBGE



Comentários