Folha Dirigida Entrar Assine

Provas do concurso Iapen-AP têm 12% de faltosos. Baixe os gabaritos!

Os gabaritos das provas objetivas do concurso Iapen foram divulgados nesta segunda-feira, 10.

Os candidatos do concurso para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) já podem consultar os gabaritos das provas objetivas, realizadas no domingo, 9. As respostas foram publicadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora, na tarde desta segunda-feira, 10.

De acordo com o governo do Amapá, dos 26.090 inscritos no concurso para agente penitenciário e agente socioeducativo, 3.319 faltaram à aplicação das provas. O que representa 12,72% de abstenção.

Os candidatos que forem contra as repostas fornecidas pela organização do concurso poderão entrar com recurso a partir de terça-feira, 11. O formulário estará disponível para preenchimento até quarta, 12, pelo site da FCC.

As avaliações objetivas do concurso Iapen foram realizadas em 42 pontos de Macapá, capital do Amapá, desde às 9h. A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Administração, Regina Duarte, e técnicos da Sead, estiveram nos locais de aplicação dos exames.

Eles acompanharam o processo desde a entrada dos candidatos para garantir que a realização da prova ocorresse dentro da normalidade. 

“O concurso do Iapen fecha o ciclo de oportunidades ofertadas por essa gestão nos últimos quatro anos. Todos os certames transcorreram da melhor forma possível. Para 2019 estão previstos cerca de seis novos concursos”, adiantou Regina.

Provas do concurso Iapen-AP foram aplicadas no domingo, 9, em
Macapé (Foto: Governo do Amapá)

 

O concurso Iapen-AP tem oferta de 550 oportunidades. Mais de 26 mil pessoas se inscreveram, sendo 24.126 candidatos para agente penitenciário e 1.964 para educador social, em ambos os sexos.

Candidatos comentam as provas do concurso Iapen

O estudante Bruno Lima, com apenas 21 anos, foi um dos que disputou as vagas de agente penitenciário masculino. Ele se declara um concurseiro nato e já foi aprovado em duas seleções – uma delas para a Polícia Militar do estado (PM-AP).

“Tranquei um semestre da faculdade para me preparar e concorrer a essa vaga, espero ter uma boa colocação. Pois, acredito que tenho perfil para trabalhar na área da segurança pública”, comentou Bruno Lima.

Questionado sobre qual das aprovações ele pretende escolher, disparou: “Sendo Iapen ou PM, onde for chamado primeiro. Mas, quero trabalhar para a segurança do meu Estado”.

Outra concorrente a carreira de agente penitenciário feminino foi Fabíola Negrão. Ela veio de Laranjal do Jari, município da região Sul do Amapá, para Macapá apenas para realizar as provas.

“É a primeira vez que estou prestando um concurso público e com o incentivo da minha mãe”, disse. Sobre a distância ela revela: “Cheguei à capital sexta à noite. A viagem foi cansativa, mas nenhum caminho é árduo demais para quem busca realizar um sonho”, concluiu a jovem de 26 anos.

Concurso Iapen: provas tiveram 60 questões objetivas

Durante três horas e 30 minutos, todos os candidatos tiveram que responder a 60 questões objetivas, das quais 20 eram de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. Dentre as disciplinas gerais, foram cobrados conteúdos de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • História e Geografia do Amapá. 

De acordo com o edital, será classificado na objetiva quem obtiver total de pontos igual ou superior a 180. Os aprovados na objetiva ainda serão convocados para as demais etapas da seleção: teste de aptidão física (TAF) e exames documentais, de saúde e psicológico.

Na avaliação física, serão realizados exercícios de flexão de braço (barra fixa), abdominal supra, salto em altura e resistência aeróbica (corrida de 12 minutos). Os classificados em todas as fases do concurso também serão submetidos a um curso de formação das carreiras.

concurso Iapen-AP terá validade de um ano, após a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais um ano. O regime de contratação será o estatutário, que garante estabilidade empregatícia.

No vídeo abaixo, saiba como funcionam os recursos em concursos públicos:

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários