Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Guarda de BH: inscrições abertas. Conheça como é a carreira!

Concurso Guarda de BH: inscrições abertas. Conheça como é a carreira!

O concurso Guarda de BH está com inscrições abertas! Mas, você sabe o que faz um guarda municipal? Descubra nesta matéria.

As inscrições do concurso para Guarda Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foram abertas nesta segunda-feira, 15. Os cadastros serão aceitos até o dia 14 de maio, pelo site da Fundação Guimarães Rosa. Para se candidatar é preciso ter apenas o ensino médio completo. Um outro requisito importante é saber o que faz um guarda municipal.

Você pode até ser atraído pela remuneração de R$2,8 mil e baixa escolaridade, porém sabe em que atuará caso passe no concurso Guarda de BH? Ao se inscrever, é importante ter a noção do ambiente que encontrará em caso de aprovação.

Para te ajudar, FOLHA DIRIGIDA conversou com o subinspetor Thiago Lataliza Barros, que foi aprovado em 2008. De acordo com Thiago, o que mais chama atenção em sua profissão é a rotina dinâmica que a Guarda Municipal o proporciona diariamente.

“É uma satisfação muito grande trabalhar na GCMBH (Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte), pois temos uma rotina dinâmica e que é muito bem avaliada e reconhecida pela população da capital. Além do prazer que se tem na área da segurança pública e proporciona a sensação de bem-estar e realização profissional”, destacou Barros.

Os classificados em todas as etapas do concurso Guarda de BH serão submetidos ao curso de formação profissional. Eles terão aulas sobre o dia a dia do cargo e conhecerão as diferentes áreas que poderão atuar.

Guarda de BH recebe inscrições em concurso com 500 vagas
(Foto: Prefeitura de Belo Horizonte)

 

Com o término do curso, a corporação tenta selecionar os novos guardas conforme sua área de competência. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte informou que:

“A lotação dos agentes é realizada de acordo com o plano de emprego operacional. Belo Horizonte é dividida em nove regiões e a Guarda Civil atua em todas elas, a distribuição do efetivo ocorrerá para fortalecer o policiamento em todas as regiões da cidade em horários e locais definidos no planejamento operacional”, disse a Secretaria de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte.

Quizz: você sabe fazer um bom planejamento para concursos? 

Como é a rotina de um guarda municipal em BH?

A rotina desses profissionais varia de acordo com o local de lotação, mas tem como principal objetivo realizar ações preventivas permanentes de combate à criminalidade.

Até existem os agentes que atuam em funções administrativas. A maior parte do efetivo, no entanto, é empregada no patrulhamento preventivo, seja a pé ou em viaturas.

“A Guarda tem uma presença ostensiva em ruas e avenidas da cidade, atuando como polícia de proximidade, a corporação também atua no controle e gerenciamento do trânsito na cidade e na Defesa Civil Municipal”, explicou a Secretaria de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte.

Confira curso para concurso Guarda-BHParticipe do grupo no Telegram sobre carreiras de segurança

De acordo com a Lei Federal 13.022/ 2014, são princípios mínimos de atuação das guardas municipais: 

  • Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; 
  • Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; 
  • Patrulhamento preventivo; 
  • Compromisso com a evolução social da comunidade;
  • Uso progressivo da força.

Como ser aprovado no concurso Guarda de BH?

Para ingressar na Guarda Municipal de Belo Horizonte é preciso ser aprovado em concurso público. Neste ano, os candidatos serão submetidos a cinco etapas, como prova objetiva, prova de títulos, prova de capacidade física, sindicância social e avaliação psicológica.

A objetiva está marcada para o dia 23 de junho. Ao todo, serão cobradas 50 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, 20 de Legislação, cinco de Noções de Informática, oito de Noções de Geografia Urbana e sete sobre a História de Belo Horizonte.

• Concurso Guarda de BH: como a banca cobra História e Geografia?
• Concurso Guarda de BH: especialista traz análise do edital
• Concurso Guarda de BH: professores analisam o perfil da banca

Questionado sobre qual etapa do concurso Guarda de BH considerou mais difícil, o subinspetor Thiago Lataliza Barros, disse que “quando se está bem preparado, não existe etapa difícil. Cada fase é bem distinta uma da outra e uma boa qualificação é o que facilitará o desenrolar de cada processo”.

Para os concorrentes que disputarão as 500 vagas para ingresso na corporação, o subinspetor deixou a seguinte mensagem:

“O preparo mental e físico é primordial. Realizar um cronograma diário para ter uma disciplina ajuda muito, pois, sem uma disciplina diária os objetivos ficam mais distantes”.

Já a Secretaria de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, por meio de sua Assessoria de Imprensa, descreveu que o ambiente de trabalho é construtivo e acolhedor.

“Os interessados em ingressar na Guarda Civil de Belo Horizonte encontrarão um bom ambiente de trabalho, uma instituição disciplinada, organizada e que preza pela sua área de competência; que são as ações preventivas permanentes de combate à criminalidade. Sugerimos que os candidatos leiam atentamente o edital e se inteirem das ações que são desenvolvidas pela Guarda Civil de Belo Horizonte”. 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações