Concurso Funasg RJ: prefeito sanciona lei com atribuições e cargos

Com concurso Funasg RJ previsto, prefeito de São Gonçalo sanciona lei que inclui cargos da Fundação no plano de carreiras da prefeitura.

O concurso Funasg RJ segue previsto. Em abril, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, divulgou as vagas que serão oferecidas no próximo edital. Porém, nesta sexta-feira, 8, foi sancionada a lei que inclui carreiras da instituição no plano de cargos da prefeitura.

O documento com todas as alterações foi divulgado no Diário Oficial do Município. De acordo com o texto, fica alterada a Lei Municipal 388/2011 (Plano de Cargos e Carreiras de São Gonçalo), nos anexos I e II, para incluir os cargos efetivos da Funasg RJ ainda não contemplados na referida lei.

Além da inclusão das funções, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, também sancionou o projeto que dispõe sobre as atribuições de cada carreira da Funasg RJ. Com a legislação, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo terá a inclusão dos cargos de:

  • Nível médio: auxiliar de serviços médicos; agente de apoio técnico; e massoterapeuta;
  • Nível superior: advogado e contador.

Em abril, FOLHA DIRIGIDA teve acesso aos cargos previstos no concurso Funasg RJ. As vagas imediatas serão para o quadro médico, sendo: duas para ginecologista, uma para ortopedista, três de cardiologista, uma de gastroenterologista, uma de pneumologista, uma de otorrinolaringologista, uma de proctologista, uma de geriatra e uma de mastologista. 

Todos esses cargos exigem formação em Medicina mais a especialização na área e o registro no órgão de classe. A instituição não divulgou os vencimentos atuais. Em 2011, quando o quadro foi instituído, o valor era de R$1.600 para jornadas de 12 horas.

Concurso Funasg RJ está previsto (Foto: Jonas Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo)
Concurso Funasg RJ tem edital previsto
(Foto: Jonas Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo)

 

No entanto, além das vagas previstas, a comissão organizadora do concurso Funasg RJ já afirmou que vai formar também um cadastro de reserva para todos os cargos do quadro da Fundação. Sendo eles:

Nível médio  Auxiliar de serviços médicos, agente de apoio técnico e massoterapeuta;
Nível médio/ técnico técnico de enfermagem;
Nível superior advogado, contador, assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, cirurgião dentista e nutricionista;
Quadro médico urologista, endocrinologista, pediatra, clinico geral, dermatologista, ortopedista, cardiologista, neurologista e médico socorrista

Concurso Funasg RJ é urgente

Em contanto com a FOLHA DIRIGIDA, a presidente da comissão do concurso, Elaine Gomes da Silva, destacou a necessidade da Funasg para preencher os cargos médicos. De acordo com ela, há um déficit de servidores que precisa ser suprido. 

“O certame será realizado parcialmente em cadastro de reserva, ressaltando que é de extrema urgência para a Fundação o preenchimento dos cargos médicos, devido ao déficit desses profissionais dentro da municipalidade", disse.

Em abril, o grupo responsável pelos preparativos da seleção já tinha iniciado o processo para a escolha da banca organizadora. A comissão do concurso foi formada em fevereiro deste ano.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Último concurso foi aberto há quase cinco anos

O último concurso Funasg ocorreu em 2014. Na época, foram oferecidas 77 vagas, além da formação do cadastro de reserva. Os selecionados foram contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade do servidor público.

As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio, médio/ técnico e superior, com vencimentos iniciais de até R$1.600.  A organizadora foi a Funcab e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, sendo essa última etapa apenas para o cargo de advogado.

O exame de múltipla escolha contou com 40 ou 50 questões, dependendo da carreira escolhida. Já as disciplinas foram divididas da seguintes forma:

Cargos da Saúde: Português, Atualidades, Conhecimentos Básicos de Saúde Pública e Conhecimentos Específicos. 
Cargos administrativos: Português, Atualidades, Informática Básica e Conhecimentos Específicos.

Comentários