Folha Dirigida Entrar Assine

Elson Pereira prevê um novo plano de cargos e salários para valorizar o servidor

Mestre em Administração Pública e doutor em Urbanismo, o candidato à Prefeitura de Florianópolis, Elson Manoel Pereira, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), citou algumas de suas propostas de governo em entrevista realizada pela FOLHA DIRIGIDA. Uma de suas principais promessas é baseada na área  administrativa da capital.

Mestre em Administração Pública e doutor em Urbanismo, o candidato à Prefeitura de Florianópolis, Elson Manoel Pereira, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), citou algumas de suas propostas de governo em entrevista realizada pela FOLHA DIRIGIDA. Uma de suas principais promessas é baseada na área  administrativa da capital.
 
"É preciso que haja uma reestruturação da capacidade administrativa da cidade. A questão da mobilidade em Florianópolis, por exemplo, é resultado dessa falta de planejamento e da má gestão que assola nossa capital. Por não conhecerem o território e os reais problemas, as soluções são mal pensadas e não resolvem absolutamente nada. O sistema viário não tem uma conexão. É necessária a mudança no modal de deslocamento", disse o candidato, destacando também para o uso de ocupação do solo, já que Florianópolis tem um Plano Diretor que permite a construção excessiva de rodovias, o que facilitaria o ir e vir de todos os meios de transporte.

Perguntado sobre a existência de algum projeto para esse setor, Elson falou um pouco mais sobre a questão territorial. "O principal projeto é pensar um território. Qualquer tipo de atitude voltada para o transporte, hoje, é ineficaz. Atualmente, Florianópolis não exerce uma característica de pesquisa e de conhecimento da sua terra, e isso precisa ser muito bem trabalhado", completou. No âmbito da Saúde Pública, o candidato pretende fortalecer as equipes de Saúde da Família que estão sobrecarregadas, através da realização de concursos públicos e processos seletivos. "A Saúde da nossa capital foi pensada pelas gestões anteriores apenas a partir da ideia de combate à doença, o que não deixa de ser importante. Para isso, também é necessária a criação de equipamentos novos e clínicas  capacitadas. O fortalecimento das equipes que atuam hoje nesse setor deve ser tratado como prioridade e, a proposta é a criação de oportunidades  por meio de concursos e seleções, algo essencial para reequipar a estrutura da prefeitura em todas as áreas", destacou Elson Pereira, reforçando que o número de funcionários na cidade é insuficiente. "Temos apenas um engenheiro cuidando de todo o saneamento de Florianópolis. Quando ele entra de férias, o setor fica fechado", relatou.

A Educação tem sido mostrada pelo atual governo como uma das melhores do Brasil em ensino público, o que não é mentira. Mas, na opinião do candidato, a área precisa ser igual para toda a  sociedade. "O ensino público ainda é muito inferior se comparado ao ensino privado. Precisamos implantar um projeto político-pedagógico que atinja uma educação de acordo com os propósitos discutidos com a população", comentou o candidato, expondo também a necessidade da  implementação de turno integral de forma completa, com atividades educacionais o tempo todo. "A contratação de profissionais que saibam trabalhar com este tipo de turno é possível e, caso eu seja eleito, será concretizada", prometeu Elson Pereira. O candidato do PSOL também explicou como planeja valorizar o servidor municipal. "O nosso programa de candidatura prevê a criação de um novo plano de cargos, carreiras e salários satisfatório, que visa a valorização de todos os servidores municipais de Florianópolis. Não há como combater a greve, ela é um direito de todos os trabalhadores em geral. O nosso objetivo com esse projeto é somente evitá-la", concluiu.

Comentários