Folha Dirigida Entrar Assine

Fhemig pode realizar novo concurso para efetivos em breve

Fhemig poderá lançar novo edital de concurso público no próximo ano. Instituição se comprometeu a contratar mais efetivos.

Novidade para os concurseiros mineiros! A Fhemig – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais –, poderá realizar um novo concurso público em breve. Acontece que a instituição, em audiências de conciliação com o Sindicado dos Médicos do estado, o Sinmed, se comprometeu a buscar autorização para um novo concurso. As informações foram prestadas pela Assessoria de Comunicação do Sinmed à FOLHA DIRIGIDA nesta sexta-feira, 3.

A vontade do Sinmed é de que o concurso aconteça ainda este ano. Desde o último dia 12 de junho os médicos do  Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, estão em greve e um dos pleitos da categoria é a contratação de mais profissionais efetivos. Na última reunião com representantes da Fhemig, a instituição reconheceu a necessidade de realizar concurso e se comprometeu a levar o pleito à Seplag – Secretaria de Planejamento, que deverá autorizar a seleção. 

Ainda de acordo com o sindicato, a Seplag, inclusive, foi convidada para participar da próxima audiência. A nova reunião, no entanto, ainda não tem data marcada. Além do novo concurso público, outros pleitos são a continuidade e conclusão de obras iniciadas e a discussão imediata entre a Fhemig e corpo clínico sobre a missão e papel do Hospital João XXIII. 

Fhemig reconhece necessidade de concurso para efetivos
(Foto: Divulgação/ Sinmed-MG)

Deficit de servidores prejudica trabalho em hospitais

De acordo com o Sinmed, o deficit de servidores tem prejudicado o trabalho nos hospitais. A Assessoria de Comunicação do sindicato informou que vários leitos estão fechados por causa da falta de profissionais nos locais. No Hospital João XXIII equipes também estão desfalcadas e o novo concurso seria essencial para suprir essa demanda. 

FOLHA DIRIGIDA procurou a Fhemig para saber sobre o novo concurso. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa, no entanto, é provável que os primeiros passos sejam dados somente após o término do período eleitoral. Vale lembrar que mesmo antes das Eleições, a instituição pode começar os trâmites para lançar concurso e, inclusive, publicar edital. Entenda melhor como ficam os concursos em ano de eleição!

Últimos concursos tinham vagas nos níveis médio e superior

O último concurso para efetivos realizado pela Fhemig teve edital publicado em 2016. Na ocasião, foram ofertadas 45 vagas de médico pediatra, de nível superior. A organizadora foi a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, de caráter classificatório. O exame de múltipla escolha consistiu em 60 questões sobre saúde pública e conhecimentos específicos. 

Confira o edital do concurso Fhemig 2016

Em 2010 foi lançado um edital com oferta de 862 vagas. O destaque era cargo de auxiliar administrativo, que exigia somente ensino médio e oferecia 624 oportunidades. Ainda eram ofertadas mais 174 vagas de técnico em várias áreas, incluindo Enfermagem, Contabilidade, Farmácias, entre outros. 

As demais 64 oportunidades eram distribuídas entre cargos de médico em várias especialidades e analista de gestão e assistência a saúde. Confira o edital do concurso de 2010:

Mesmo sem previsões concretas para publicação do edital, os interessados podem começar a preparação e se garantir! Quer saber como estudar antes do edital ser publicado? Confira as dicas da coah Deborah Cal: 



Comentários