Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Faetec: secretário revela que edital pode sair até junho

Em entrevista, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro disse que o concurso Faetec deve ser no primeiro semestre.

O edital do concurso com 257 vagas efetivas para Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Rio de Janeiro, pode sair ainda no primeiro semestre. O prazo foi passado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.  

A data de publicação do edital ainda não foi fechada, tendo em vista que o concurso está em fase de planejamento e elaboração do cronograma.

“Estamos definindo as regras juntamente com o Ministério Público. Mas, nossa expectativa é que seja, sim, ainda no primeiro semestre. E reafirmo que a Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), seguindo orientação do governador Wilson Witzel, mantém o compromisso de realizar o concurso ainda em 2019”, constatou Rodrigues.

O secretário também confirmou que o concurso terá a oferta de 257 vagas para professores. Como o Estado do Rio de Janeiro está sob Regime de Recuperação Fiscal, as oportunidades só podem ser contabilizadas para reposição de aposentadorias, mortes ou exonerações.

“Iremos preencher 257 vagas de docentes, visando cobrir o déficit de vagas ocorrido desde que o estado ficou submetido ao regime de recuperação fiscal. Todos os esforços estão sendo feitos para que a realização do concurso se dê ainda este ano, essa é a orientação do nosso governador Wilson Witzel”, revelou.

Leonardo Rodrigues é secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
do Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Lobo/Governo RJ)

 

Até a data de abertura do concurso Faetec, o número de vacâncias de professores pode aumentar. O secretário reconheceu tal situação e informou que solicitará uma atualização no quantitativo de vagas, caso haja necessidade.

“Este número, até a data do concurso, vai variar e solicitaremos autorização para realizar a atualização”. Em virtude da Reforma da Previdência, ocorre a corrida pelas aposentadorias em todo país. O secretário garantiu que a instituição de ensino técnico do Rio também se encaixa nesse panorama.

“Sim, a Faetec tem sido atingida por essa corrida e o número de processos tem aumentado consideravelmente. E também temos muitos profissionais em idade de se aposentar”, revelou Leonardo Rodrigues.

‘Preparativos já foram iniciados e estão em curso’, diz secretário

Durante a entrevista, o secretário também indicou que o concurso já está em fase de planejamento e elaboração. “Os preparativos já foram iniciados e estão em curso. Como estamos em fase de planejamento, o cronograma ainda está em elaboração”.

De acordo com Leonardo Rodrigues, todas as carências efetivas da rede estão sendo mapeadas para tentar viabilizar e adequar a demanda. Ainda assim, ele adiantou quais áreas dependem de maior reposição de pessoal.  

“Temos maior carência nas áreas técnica, tecnológica e licenciatura, bem como a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. O concurso também deverá haver cadastro de reserva e este será utilizado conforme a necessidade da Fundação”.

Rodrigues assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em um momento de recuperação econômica do Rio de Janeiro. Mesmo com essa perspectiva, ele garantiu que a recomposição de professores na Faetec será uma das prioridades do governo estadual.

“Recebemos o estado literalmente em situação de miséria, com falta de professores, como é o caso da Faetec, que será, não por acaso, prioridade da nossa administração, nas palavras do próprio governador Wilson Witzel. Nosso maior desafio é o compromisso de recuperar todas as unidades e recompor seu quadro docente, o que faremos dentro de parâmetros de gestão de excelência”.

Além do concurso de professores, também está nos planos da secretaria e do governador Wilson Witzel um novo edital para área de apoio da Faetec. “Estamos realizando a mensuração de cargos e quantidades”, adiantou o secretário.

Faetec inscreve em seleção com 621 vagas temporárias

A Faetec está com processo seletivo aberto para 621 vagas temporárias nos níveis médio e superior. Tais oportunidades são para professores, instrutores, orientadores educacionais e supervisores. Os ganhos podem chegar a R$3 mil por mês.

As inscrições podem ser feitas apenas até às 17h de sexta-feira, 8 de março. Os interessados devem se cadastrar pelo site da Faetec. Não será cobrada taxa.  

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: análise de títulos e de experiência profissional (em atividades compatíveis com o cargo), de caráter eliminatório e classificatório.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, os temporários entrarão na ativa na primeira quinzena de março. “Salientamos que os temporários não serão cortados quando acontecer o concurso. Ao contrário, haverá um somatório de profissionais”, disse o chefe da pasta.

Para aqueles que desejam ingressar na Faetec, o secretário deixou a seguinte mensagem:” tenho absoluta certeza de que a Faetec é hoje uma excelente opção para professores retornarem ao mercado de trabalho, considerando-se a variedade de localidades disponíveis e as opções de cursos”.

No vídeo abaixo, saiba tudo sobre concursos para magistério: 



Comentários