Folha Dirigida Entrar Assine

O que é mais cobrado em Enfermagem no concurso EAGS? Confira dicas!

O concurso da Aeronáutica para o EAGS tem inscrições abertas. Veja dicas de estudo para a especialidade de Enfermagem.

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica já teve o edital divulgado. São 183 vagas para diferentes áreas de formação médio/ técnico.

O concurso EAGS, a nível nacional, promete ser concorrido e exigirá um bom preparo. FOLHA DIRIGIDA preparou uma série de dicas, para diferentes áreas. Você confere o que focar para os estudos de Enfermagem, que oferece 45 vagas.

De acordo com a professora Fernanda Gonçalves, do curso Progressão Autêntico, o perfil da banca elaboradora da prova do EAGS-SEF exige dos seus candidatos vasto conhecimento acerca de:

  • Políticas Públicas de Saúde
  • Materno-infantil
  • Neonatologia
  • Vigilância Epidemiológica
  • Clínica Médica
  • SUS
  • Farmacologia
  • Fundamentos de Enfermagem
  • Urgências e Emergências Clínicas

“Uma grande novidade é a cobrança neste edital de câncer de mama e cérvico-uterino!”, mencionou a professora. Sobre o tema, ela aposta que a prova será recheada de questões sobre o  HPV e imunização para proteção contra o mesmo e aconselha que os candidatos estejam atentos aos detalhes.

“Serão minuciosamente cobrados. Desde 2017, o concurso não sugere Bibliografias, mas suas questões permanecem norteadas pelos Manuais do Ministério da Saúde. Nunca vá para essa prova, sem saber calcular a Data Provável do Parto, afinal é uma questão certa!”, diz

Ela ainda complementa afirmando que dominar todo o conteúdo que versa sobre o HIPERDIA e DHEG, será decisivo na classificação dos candidatos. 

“Os assuntos citados acima são questões previsíveis e indispensáveis de serem estudadas aos que almejam lograr êxito no concurso. As hepatopatias também são sempre cobradas. Fique ligado!”, recomenda.

 Concurso Aeronáutica: sai edital com 227 vagas para nível médio

As maiores dificuldades e como vencê-las

A professora explica que a grande dificuldade dos candidatos se refere ao conteúdo extenso do concurso, já que os Manuais do Ministério da Saúde possuem, em média, 300 páginas para tratar de cada assunto discriminado, no edital.

Concurso FAB (Foto: FAB/ Divulgação)
Concurso FAB tem 45 vagas para enfermagem (Foto: Divulgação)


As dicas se baseiam na otimização do tempo, no planejamento executado pelo aluno, na disciplina e no foco.

"É necessário ter um roteiro diário de estudos e segui-lo rigorosamente. Com relação às disciplinas específicas, divida-as de maneira que estude uma a cada dia da semana. Deixe o conteúdo que aborda os protocolos sobre o uso de hemocomponentes para ser estudado duas semanas antes da prova. Os dados precisam estar fresquinhos na mente do aluno!", aconselha. 

Como três dicas práticas de estudo, Fernanda recomenda: 

► Faça esquemas mentais, escreva-os em papéis amarelos com caneta preta e fixe-os na parede do seu quarto de estudos. Isso contribuirá para a sua memória fotográfica!

► Exercite conteúdos de língua portuguesa e como dizia a vovó, descanse carregando pedra. Cansou? Migre para a específica preferida e leia nos intervalos quando a exaustão chegar!

► Exclua redes sociais! É clichê, mas para alcançar resultados satisfatórios, você terá que abdicar de eventos familiares, fins de semana e afins... Redes sociais nos roubam tempo e um futuro de sucesso!

Como conselho final, a professora afirma:

"Acreditem nos seus sonhos! Ousem realizá-los! Trabalho, dedicação e foco farão alcançar uma carreira de estabilidade, patriotismo e sucesso... Com disciplina, amor e coragem, que é o código de honra do sargento especialista da aeronáutica, vocês poderão alçar voos inimagináveis!", diz.

Confira as demais áreas e requisitos do concurso EAGS
Dicas de informática para o concurso EAGS

Como voltar a estudar para concursos em 2019?



Comentários