Concurso FAB de oficiais temporários tem mais de 127 mil inscritos

O concurso para oficiais temporários da FAB registrou mais de 127 mil inscrições para as 1.030 vagas oferecidas em diversas carreiras.

Mais de 127 mil inscrições foram registradas no concurso para oficiais temporários da Força Aérea Brasileira (FAB). Com uma oferta de 1.030 vagas, distribuídas por três editais, a seleção conta ao todo com 127.587 inscritos

Para as vagas de médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários, foram registradas 9.889 inscrições, de acordo com a FAB. Para o segundo edital, que oferece chances para o Magistério, em diversas disciplinas, foram 9.389 inscritos. Por último, para o segmento técnico de nível superior foram 108.300 candidaturas confirmadas.

O quadro de técnicos, que recebeu o maior número de inscritos, inclui vagas para capelão evangélico e, após retificação, capelão católico, além das seguintes especialidades:

Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Arquivologia, Biologia, Biblioteconomia, Ciências (Atuariais e Contábeis), Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (diversas), Estatística,  Fisioterapia,  Fonoaudiologia, História, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas, Serviço Social, Serviços Jurídicos e Terapia Ocupacional.

FAB realiza concurso de oficiais temporários (Foto: Divulgação/FAB)
Inscrições para concurso de temporários da Aeronáutica
terminaram no domingo, 21 (Foto: Divulgação/FAB)

Até o último domingo, 21, estiveram abertas as inscrições para o concurso de oficiais temporários da FAB. Para se inscrever, foi preciso ter, além da graduação na área de interesse, menos de 45 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. 

Concurso FAB terá avaliação curricular até maio

concurso de oficiais temporários da FAB terá a avaliação curricular como primeira etapa de seleção. Os candidatos deverão enviar os títulos para análise entre os dias 24 e 26 de abril. Confira aqui dicas para esta fase!

De acordo com os editais, a avaliação curricular ocorrerá no período de 29 de abril a 23 de maio. Os aprovados nesta etapa serão encaminhados para a concentração inicial, no dia 3 de junho. Já a inspeção de saúde inicial será realizada entre 4 e 18 de junho.

Os classificados realizarão o teste físico entre os dias 26 de junho e 4 julho. Após esta etapa, os habilitados serão encaminhados para a concentração final habilitação à incorporação, que ocorrerão no dia 26 de julho. Por fim, os selecionados inciarão o estágio no dia 29 do mesmo mês. 

Veja notícias sobre as carreiras militares

Ao serem incorporados para a realização do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), os aprovados irão ocupar o posto de aspirantes a oficial, na respectiva especialidade. O soldo poderá ser de R$6.993 mais adicionais de especialização. Ao avançar ao posto de oficial temporário, a remuneração poderá chegar a R$11 mil (valor referente a 2019). 

As vagas estão distribuídas entre os seguintes Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (Serep): Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Rio Grande do Sul (Canoas), Brasília, Manaus e Belém, que atenderão a diversos estados brasileiros, conforme os editais de cada área.

A modalidade do Serviço Militar Voluntário oferece contrato temporário aos profissionais para atuação nas Forças Armadas. O contrato é renovado anualmente e pode ser estendido por, no máximo, oito anos.

Prova de títulos: entenda!

A avaliação curricular ou prova de títulos é muito comum em diversos concursos. No entanto, na área Militar, apenas no serviço temporário esta etapa é tão decisiva. Para entender como funciona este processo de avaliação, FOLHA DIRIGIDA traz um vídeo explicativo abaixo. Confira! 



Comentários