Concurso AFA: Aeronáutica divulga resultado provisório das provas

A Força Aérea Brasileira divulgou os resultados preliminares das provas objetivas do concurso para aviadores, intendentes e de infantaria.

Estão disponíveis os resultados provisórios das provas objetivas do concurso AFA, destinado a preencher vagas de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria para a Força Aérea Brasileira. Os documentos foram divulgados no site de ingresso.

A instituição publicou dois documentos, sendo o primeiro contendo o nome dos candidatos aprovados e o segundo a lista dos reprovados, sem aproveitamento mínimo. As listagens foram divulgadas após a publicação do gabarito oficial.

O resultado provisório das provas ainda caberá recurso até as 15h desta quinta-feira, 18, pela internet. O envio eletrônico da ficha deverá ser feito apenas pelos candidatos que não concordarem com os graus obtidos na prova.

AFA divulga resultado das provas (Foto: Cabo André Feitosa)
AFA divulga resultado das provas
(Foto: Cabo André Feitosa)

As provas foram realizadas no dia 23 de junho, turno da manhã, às 9h40, nas seguintes localidades: Brasília-DF; Canos-RS; Campo Grande-MS; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Manaus-AM; Belém-PA; Parnamirim-RN; Salvador-BA; Curitiba-PR; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Pirassununga-SP; Barbacena-MG; e Belo Horizonte-MG.

+ Como manter a concentração nos estudos para concursos?

Candidatos comentam sobre a prova da AFA

A prova objetiva foi composta por 64 questões, sendo 16 de Língua Portuguesa, 16 de Língua Inglesa, 16 de Matemática e 16 de Física. Além disso, os candidatos precisaram fazer ainda uma prova de redação.

A redação do concurso AFA trouxe um tema elogiado e comemorado pelos candidatos. A proposta era que o candidato dissesse qual seria a 'palavra do ano' de 2019, redigindo um texto dissertativo argumentativo e tendo que defender a sua escolha.

"A prova da AFA tem uma fama de ser difícil, mas esse ano veio além do que estávamos esperando. Física e Inglês, por exemplo, foram puxadas e foram as que tive mais dificuldade. A Redação foi excelente, pois colocaram um tema que dava para abordar diversos assuntos, deu uma facilitada", disse Lucas dos Anjos, 18.

"Eu nunca tinha feito a prova da AFA antes e fiquei surpreso com a quantidade de mulheres, achei até que estava no prédio errado. Na minha sala, por exemplo, tinha no máximo dez homens. A prova em si estava bem complicada, mas para mim mais ainda pelo fato de não me considerar estar em um nível de estudo ideal. As mais difíceis foram Física e Matemática", disse Andrey, 18.

edital do concurso AFA traz 70 vagas para candidatos que possuem o nível médio completo, não sendo possível ser menor que 17 anos e nem completar 23 anos até 31 de dezembro de 2020.

As próximas etapas serão a concentração intermediária; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; entrevista informativa; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e curso de formação. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários