Concurso Aeronáutica EAGS: veja dicas para a prova de Português - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Aeronáutica EAGS: veja dicas para a prova de Português

Concurso Aeronáutica EAGS: veja dicas para a prova de Português

O concurso da Aeronáutica para o EAGS está com inscrições abertas até dia 12. Confira dicas de estudos para Português.

concurso EAGS está com inscrições abertas para 183 vagas, em diversas especialidades. As oportunidades são para ambos os sexos, com exigência do nível médio/ técnico e estão distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Eletrônica - 30 vagas 
  • Enfermagem - 45 vagas
  • Administração - 40 vagas
  • Eletricidade - 14 vagas
  • Eletrônica - 30 vagas
  • Informática - 20 vagas
  • Pavimentação - oito vagas
  • Obras - oito vagas
  • Topografia - oito vagas
  • Laboratório - cinco vagas
  • Radiologia - cinco vagas

Seguindo a série de dicas de estudo para o concurso, FOLHA DIRIGIDA convidou o professor Daniel Biancardi, do curso Progressão Autêntico, para falar sobre a preparação em Português (cobrada dentro de todas as especialidades).

De acordo com ele, a prova da EAGS não costuma ter tópicos mais cobrados e sim é conhecida pela exigência de extenso conhecimento em Língua Portuguesa.

"Tal conhecimento é testado nas 40 questões direcionadas à área, voltadas para fonética, morfologia, sintaxe e estilística. Todavia, fazendo uma minuciosa análise, podemos perceber que questões de interpretação textual, acentuação, formação de palavras, pronomes, verbos, análise de períodos simples e compostos, regência crase e concordâncias nominal e verbal são mais recorrentes", disse.

Sobre as maiores dificuldades dos candidatos, o professor explica que como a prova apresenta um conteúdo muito abrangente, percebe uma grande dificuldade dos alunos de conseguir assimilar tantos nomes e regras, principalmente, envolvendo o estudo da morfologia, que, para muitos, é uma matéria tediosa.

Concurso Aeronáutica (Foto: Divulgação)
Concurso da Aeronáutica inscreve até dia 12 de fevereiro para 183 vagas
(Foto: Divulgação)


Ele aconselha que para ultrapassar tal barreira, é muito importante um roteiro diário, cumprido à risca pelo candidato a fim de condicioná-lo a assimilar melhor qualquer conteúdo; mas é primordial separá-lo por partes.

"Como adendo, gostaria também de atentá-los para a interpretação textual, que muitos deixam de lado. Contudo, interpretação é técnica e treino, logo, quanto mais questões interpretativas o candidato fizer, menos chances ele terá de errar uma questão interpretativa, que é cada vez mais comum no concurso", afirmou.

 Concurso Aeronáutica: sai edital com 227 vagas para nível médio

Dando três dicas diretas para o estudo de Língua Portuguesa, Daniel diz:

  • Estude pela bibliografia, pois nada melhor do que você beber diretamente da fonte das questões da sua prova. 
  • Faça provas anteriores do concurso, principalmente para perceber de que forma os assuntos são cobrados.
  • Tenha clareza quanto ao seu objetivo, pois, dessa forma, você estará mais aberto a se sacrificar por um bem maior que é a sua aprovação.

Como conselho final aos candidatos o professor afirma:

"Sejam resilientes, isto é, consigam lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceda às pressões,sejam elas quais forem. Os resilientes conseguem tirar vantagens, mesmo diante de problemas, e continuar sua caminhada, aprendendo com suas quedas. E como o sucesso é resultado dessas quedas e derrotas, um resiliente tem muito mais chances de ser um aprovado e,consequentemente, um vencedor".

 O que é mais cobrado em Enfermagem no concurso EAGS? Confira dicas!

Concursos para nível médio em 2019 




Comentários