Concurso Aeronáutica de sargentos é suspenso devido à pandemia

O concurso EAGS 2021 foi suspenso temporariamente para evitar a propagação do Coronavírus.

A Aeronáutica suspendeu por tempo indeterminado o concurso EAGS. De acordo com o comunicado publicado em próprio site nesta terça-feira, 24, o motivo da decisão se deve à situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19).

Os candidatos deverão ficar atentos e acompanhar a página oficial do exame para novas orientações. Visando formar alunos para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), a instituição teve edital publicado em dezembro de 2019. 

A primeira etapa da seleção já estava se aproximando. Composta por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, o exame estava agendado para o dia 26 de abril.

Posteriormente, um novo cronograma deve ser divulgado. Dessa maneira, os candidatos terão mais tempo de prepação para as etapas.
 


Concurso EAGS terá cinco etapas de avaliação

As provas do concurso EAGS teriam início às 9h40 e portões sendo fechado às 9h. No exame, os candidatos responderão a questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato).

Os exames da Aeronáutica, geralmente, são aplicados nas localidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio, sendo elas: Belém-PA, Recife- PE, Natal- RN, Rio de Janeiro- RJ, Belo Horizonte- MG, São Paulo- SP, São José dos Campos- SP, Campo Grande- MS, Canoas- RS, Santa Maria- RS, Curitiba- PR, Brasília- DF, Manaus- AM, Porto Velho- RO, Boa Vista- RR.

+ Coronavírus no Brasil: como estudar mais para concursos?

Concurso EAGS é suspendo em virtude do Coronavírus
(Foto: Divulgação)


Além das provas objetivas, haverá inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e prova prática da especialidade.

Por último, passarão pelo procedimento de heteroidentificação complementar e a validação documental.

Após a obtenção de êxito e aprovação em todas as etapas, os habilitados dentro do quantitativo especificado serão selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) para se apresentarem na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), em 2021, para habilitação à matrícula no curso, que terá duração de aproximadamente um ano.

Seleção ofereceu vagas para ambos os sexos

O concurso da Aeronáutiva é para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). Candidatos de ambos os sexos puderam se inscrever em várias áreas. Este ano, a Aeronáutica distribuiu as vagas da seguinte forma:
 

  • Eletrônica (BET) - 26 vagas;
  • Administração (SAD) - 40 vagas;
  • Enfermagem (SEF) - 42 vagas;
  • Eletricidade (SEL) - dez vagas;
  • Informática (SIN) - 16 vagas;
  • Laboratório (SLB) - cinco vagas;
  • Obras (SOB) - seis vagas;
  • Pavimentação (SPV) - três vagas;
  • Radiologia (SRD) - cinco vagas; e
  • Topografia (STP) - três vagas.
     

Para concorrer ao concurso EAGS, é necessário ter o nível médio/técnico na respectiva área de interesse. Além disso, não ter menos de 17 e não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2021.

No momento da matrícula no curso, o candidato passa à situação de aluno e receberá soldo aproximadamente de R$1.066 (valor referente a 2019). Após a conclusão do estágio, haverá a promoção à graduação de terceiro-sargento, passando o soldo para R$3.825 (valor também de 2019).