Concurso Aeronáutica CFS 2018 : veja como é o teste físico

O concurso para formação de sargentos da Aeronáutica já tem edital divulgado e aplicará teste físico. Confira como será e dicas para a preparação.

O concurso Aeronáutica para o Curso de Formação de Sargento (CFS) 2018 selecionará para 227 vagas. As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, que tenham o nível médio, e a previsão é que os aprovados iniciem no primeiro semestre de 2019.
 
aeronáutica
Concurso Aeronáutica 2018 aplicará teste físico
(Foto: Divulgação)
No entanto, até a sonhada aprovação, os candidatos deverão passar por diferentes etapas, incluindo o Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF). A fase costuma ser temida por alguns concurseiros, em função de seu grau de exigência. 
 
De acordo com especialistas, uma preparação adequada é fundamental para se sair bem  em teste físicos. Para isso, é necessário que o candidato conheça todas as etapas pelas quais vai passar. Confira os detalhes sobre o teste. 
 
De acordo com o edital do concurso o teste de avaliação do condicionamento físico avaliará a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. 
 
Os índices mínimos de aprovação no TACF são conforme tabela a seguir:

Sexo masculino

Testes

Desempenho
Físico

Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo. 26 repetições 
Flexão do tronco sobre as coxas. 42 repetições 
Salto Horizontal 1,8 metro 
Corrida 12 minutos 2250 metros 

 Sexo feminino

Testes

Desempenho
Físico

Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo. 16 repetições 
Flexão do tronco sobre as coxas. 34 repetições 
Salto Horizontal 1,4 metro 
Corrida 12 minutos 1850 metros 

Os exames serão realizados nas cidades de Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus. 

Condições para o exame

Segundo as regras da instituição, para a realização do teste físico o candidato deverá estar aquecido, antes de iniciar o teste. O aquecimento é livre, realizado pelo próprio candidato.
 
O candidato TACF será realizado em um único dia, e deverá ter um intervalo mínimo de três minutos entre um teste e outro. Não é permitida a pausa para descanso em nenhum dos testes.
 
Se o candidato parar para descansar o teste será interrompido, sendo considerado o número de repetições executadas antes da pausa. No teste de corrida, a pausa será considerada como a não realização do mesmo, sendo atribuída a referência de "Não Apto". 

Dicas para preparação!

Os testes físico estão marcados para o período 23 e 26 de outubro, mas os candidatos devem se preparar o quanto antes. O preparador físico Elon Junior, que tem anos de experiência na orientação de concurseiros para esse tipo de exame, lista algumas dicas para você ser aprovado no teste de aptidão física.

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE




Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários