Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso ESA: veja como estudar Língua Portuguesa para as provas

Concurso ESA: veja como estudar Língua Portuguesa para as provas

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o professor Daniel Biancardi aponta o que estudar em Língua Portuguesa para o concurso ESA.

Até o dia 20 de março, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebe inscrições no concurso com 1.100 vagas de nível médio. Quem já realizou o cadastro deve ter total foco nas provas objetivas, marcadas para agosto. Mesmo presente em quase todas as avaliações, Língua Portuguesa pode ser decisiva para a sua aprovação.

Para saber como se preparar nessa disciplina, a reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor Daniel Biancardi, do curso Progressão Autêntico. Ele explicou que o conteúdo de Língua Portuguesa é extenso e abrangente. O que, na sua opinião, torna a prova “complicada”.

“Dessa forma, estudar todos os dias é quase que uma obrigação; fazer um roteiro de estudos e exercícios para massificar o conteúdo é primordial para o sucesso”, recomendou Biancardi.

De acordo com o professor, as provas sempre cobram interpretação de textos. Nas outras questões, os principais assuntos se alternam entre:

  • Fonética, como acentuação;
  • Morfologia, com processo de formação das palavras e reconhecimento da classe gramatical e sintaxe com análise de período simples;
  • Regência;
  • Crase;
  • Concordância;
  • Pontuação.

Língua Portuguesa terá 12 questões nas provas do concurso ESA. Para o especialista, a maior dificuldade nas provas dessa disciplina é assimilar tantos nomes e regras. Por isso, ele acredita que é necessário estudar de forma organizada.

“Testar a si com provas anteriores e simulados é bom para se fazer um auto diagnóstico e perceber no que precisa melhorar”, indica Daniel Biancardi.

Concurso ESA tem 1.100 vagas para nível médio (Foto: Divulgação)

 

O professor deu três dias para se dar bem nas provas:

1ª dica: Refaça provas anteriores

“Fazer provas anteriores para saber como os conteúdos são cobrados”.

2ª dica: Estude pela bibliografia

“Estudar pelo livro da bibliografia, pois não restará dúvidas do que se pensar em cada questão”.

3ª dica: O foco deve ser a preparação

“Sacrifique-se pelo bem maior que é a sua aprovação. Entenda que este ano pode ser o da mudança em sua vida”.

Inicie sua preparação para concursos!

Para professor, foco é segredo para aprovação no concurso ESA

De acordo com o professor Daniel Biancardi, os candidatos do concurso ESA devem ter foco, determinação e sempre aproveitar o tempo livre para estudar.

“Condicionar a mente é importante, mas o corpo também, por isso não se esqueçam da parte física, principalmente, devido ao TAF (teste de aptidão física)”, relembrou o especialista.

Para todos aqueles que sonham em ingressar na Escola de Sargentos das Armas, ele deixa a seguinte mensagem: “Queridos e queridas, sua hora chegou. Acredite em você, pois você não tem ideia do que é capaz, por isso, só pare quando sentir orgulho de si mesmo”, disse.

enlightenedSaiba tudo sobre o concurso ESA e o curso de formação

Concurso ESA: confira a composição da prova objetiva por área

Das 1.100 vagas do concurso para ESA, 910 são para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação); 100 para o sexo feminino (área Geral/Aviação); 60 para área de Saúde; 40 para área música.

A prova objetiva constará de cinco partes para Área Geral/Aviação e de seis partes para Área Música e da Saúde, com valor de zero a dez pontos. O exame está marcado para o dia 4 de agosto e terá a seguinte distribuição de questões:

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser aprovado no exame, o candidato deverá atingir o mínimo de 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. Também será preciso nota igual ou superior a cinco na redação.

Veja também: 

► Dicas para se dar bem na prova de Matemática da ESA
► Como estudar para a prova de História da ESA
► Concurso ESA: confira nove passos para passar na prova de Inglês!

Para se inscrever no concurso da ESA 2019, é preciso ter nível médio, idade entre 17 e 24 anos para as áreas Geral e Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. 

Para área de Saúde, ainda é necessário ter concluído o curso Técnico em Enfermagem, até a data de sua apresentação na organização militar. Já para a área de Música, comprovar a habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.

Em 2019, o soldo inicial da carreira é de R$3.825 mais adicional militar e adicional de especialização. Por isso, a remuneração deve chegar a R$5.049. Para 2020 e 2021, estes valores podem sofrer reajustes.




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações